Para muitas empresas a criatividade é um diferencial estratégico importante para a evolução no mercado, afinal a criatividade não é algo utilizado apenas no desenvolver de uma boa estratégia de Marketing! Criatividade é alinhar conhecimento técnico e intelectual à motivação. Entenda, estimular a criatividade pode ser um marco diferencial no nível de produtividade. “A ideia é a base da criatividade”, ou seja, a partir dela são possíveis novos insights, inovações e até mesmo mudanças de comportamento.
Diferencial estratégico: evolui a empresa no mercado, pois além de ser utilizada no desenvolver de estratégias de marketing ela alinha o conhecimento técnico e intelectual à motivação;
Aumento da produtividade: partindo do conceito de que “a ideia é a base da criatividade”, ela promove novos insights, inovações e mudanças de comportamento;
Estimula a prática de bons hábitos: a criatividade é fruto de boas práticas de bem-estar como: exercício físico, busca constante de conhecimento, hábito de ler e escrever, contato com artes e ciências, além de estimular a autonomia e outros benefícios.
Autoavalie as suas atividades no dia a dia: quais são os seus maiores problemas? Como melhorá-los? Utilize essas perguntas norteadoras para pensar em formas criativas de fazer as coisas;
Organize uma agenda diária: isso facilita o gerenciamento de tempo. Confiar somente na sua capacidade cognitiva para lembrar do que tem que ser feito pode gerar sobrecarga e te deixar menos produtivo, mais cansado e consequentemente, menos criativo;
Busque constantemente novas informações e conhecimentos: entre em contato com novas filosofias de vida que não sejam as suas, mesmo que através de livros ou filmes. Esteja aberto e disposto a se inspirar mais facilmente;
Anote as suas ideias: dessa forma você terá como olhá-las de um modo mais concreto e estimular-se a colocá-las em prática;
Pratique exercícios: A atividade física endorfina o seu corpo e quebra as barreiras do estresse, desbloqueando e possibilitando o aumento da criatividade.
– Falta de informação;
– Vícios;
– Rejeição a mudanças;
– Preconceitos culturais, religiosos, políticos e sociais.
Plante desafios: nesse caso, cabe a liderança conhecer bem o seu quadro de colaboradores e combinar corretamente as pessoas com as tarefas em que melhor se enquadram;
Proporcione liberdade e autonomia: elas são aliadas da motivação e da criatividade;
Proporcione recursos de gerenciamento de tempo e dinheiro: ambos refletem na capacidade do processo criativo;
Alinhe pessoas com as mesmas motivações em cada grupo: se tratando de grupos, deve ocorrer um desejo mútuo entre eles;
Pratique o reconhecimento: o encorajamento que parte da liderança ao evidenciar o sucesso e os esforços encoraja a criação de ideias;
Apoie os seus colaboradores: o apoio por parte da organização e de seus líderes estimula os colaboradores e utiliza recompensas que vão além do financeiro. Busque oferecer também a possibilidade de uma troca de informação, colaborando com o conhecimento dos demais grupos com o raciocínio criativo e a motivação.
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Isabella K Kamp é estagiária como Produtora de Conteúdos na Ágora Entertraining. Graduanda em Psicologia, é focada em estudos da Psicologia Organizacional, como: Cultura, Clima, Recrutamento e Seleção, QVT, Treinamento e entre outros. Seu objetivo é proporcionar uma nova perspectiva da Psicologia Organizacional e como ela é capaz de transformar o mundo organizacional e as suas relações.
Willian Echeverria é Analista de Conteúdos e Qualidade na Ágora Entertraining. Graduado em Psicologia, é pesquisador nas áreas de desenvolvimento humano, cultura organizacional, andragogia e metodologias de aprendizagem. Willian busca desafiar-se na entrega de experiências de aprendizagem significativas e únicas!