Trilhas de desenvolvimento, programas ou trilhas de aprendizado (aprendizagem organizacional ou educação corporativa) podem ser definidas como um conjunto de estratégias e metodologias de desenvolvimento, que pode integrar diferentes técnicas e abordagens como diagnóstico, alinhamentos, assessments, workshops e palestras.
Nossa abordagem garante o máximo de aderência à realidade da organização, por meio do entendimento da demanda junto ao RH e definição de estratégias de ensino e conteúdos sob medida, em 4 etapas distintas:
Nosso trabalho com desenvolvimento em programas e trilhas está baseado em algumas premissas que nos guiam durante a construção e facilitação dos nossos treinamentos, sendo elas:
Importante ressaltar que, considerando as etapas de construção dos programas e trilhas da Ágora Entertraining, os temas e estruturas podem ser adaptados e customizados para a realidade e necessidade da organização.
Confira alguns de nossos temas em programas e trilhas abaixo.
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Apresentar conceitos, ferramentas e estratégias de negociação e tomada de decisão de maneira prática e vivencial (cases e exemplos), conduzindo os participantes à reflexão de suas próprias práticas e conscientizando para os possíveis resultados decorrentes da adoção de novas estratégias.
Ao final do treinamento, o participante será capaz de:
Utilizamos como base metodológica e técnica a Bússola do Atendimento de Qualidade Disney, que aborda o estudo de Guestology (Clientologia, como traduzimos aqui) que é a ciência, o estudo aprofundado do cliente, tanto interno quanto externo, sob o ângulo da excelência em serviços, encantamento ao cliente. É a ciência que cria, mantem e fideliza os clientes.
Ao final do processo, a empresa terá os seguintes ganhos:
E poderá gerar muitos UAUs! em seus clientes!
Para realizar um atendimento assertivo e aderente às expectativas da organização é necessário que as pessoas sejam desenvolvidas. Nossa abordagem parte de um alinhamento inicial, considerando o que é e como é evidenciada a excelência no atendimento para organização, considerando as etapas a seguir:
Avaliação do Atendimento
Construção do Painel da Clientologia
Construção do Padrão de Qualidade de Atendimento
Avaliação e Melhoria dos Sistemas de Entrega (processo)
Excelência no Atendimento
Manutenção
Os temas serão trabalhados em sala utilizando dramatizações e material de apoio, respeitando as normas de isolamento social e proteção da saúde dos participantes. O encerramento prevê uma gameficação com a plataforma Edupulses.
*Serão escolhidos os mais importantes segundo a realidade da empresa através dos alinhamentos do projeto. Para um workshop de 4 horas, serão utilizados 4 temas dos citados acima (a escolha acontece na reunião de alinhamento).
Nossa abordagem garante o máximo de aderência à realidade das organizações, por meio do entendimento da demanda junto ao RH e definição de estratégias de ensino e conteúdos sob medida, em 4 etapas distintas:
Diagnóstico e Alinhamento
Nesta etapa, será realizado o alinhamento sobre as expectativas de desempenho no papel dos Coordenadores, e principais GAP’s a serem trabalhados, da seguinte forma:
Principais benefícios do alinhamento
Construção do Programa
Nesta etapa serão realizados:
Preparação do Conteúdo
Execução do Programa
Os módulos e metodologia a serem utilizados na Academia de Liderança, serão definidos conforme etapas 2 e 3. Abaixo uma possível estrutura a ser utilizada e algumas das possibilidades de temas e metodologias a serem trabalhados:
A metodologia utilizada nestes encontros terá como base a teoria de papeis de Bernd Schmid, que pressupõe que alguém competente vivencia em plenitude seu papel, tendo congruência entre as cinco esferas:
Esta formação tem como objetivo principal capacitar os participantes para atuarem com maestria e excelência em processos de mentoria interna de colaboradores, que permitam transformar conhecimentos em resultados para o negócio.
Promove a aquisição de novas habilidades para a aplicação e direcionamento de atividades experienciais em programas de educação corporativa, utilizando métodos andragógicos – Educação de Adultos – e de técnicas da Análise Transacional.
A metodologia é baseada em conteúdos, técnicas e vivências que permitem o desenvolvimento das competências essenciais para um Mentor Interno do Conhecimento focado em resultados.
Ao final do programa os participantes terão uma visão integral de processos de ensino-aprendizagem que gerem resultados para o negócio.
Entendimento do Programa de Mentoria
Nesta etapa serão realizados:
Preparação do conteúdo
Execução do Programa/Workshops
Os encontros do programa de Formação de Mentores podem ser realizados online, preferencialmente com grupos de até 15 pessoas.
Para aumentar a compreensão dos participantes em relação ao processo de Mentoring, o Workshop será realizado em um formato que simula a sessão de Mentoring, onde o facilitador atuará no papel de Mentor e os participantes no papel de mentorado. Desta forma, além dos conteúdos técnicos e ferramentas de mentoring, o encontro poderá servir de modelo para as sessões dos participantes.
O objetivo do Programa de Desenvolvimento de Analistas e Trainees é fornecer um conjunto de conhecimentos técnicos para os colaboradores que ocupam ou virão a ocupar cargos de analistas ou trainees, de qualquer nível e em qualquer área da empresa. Serão apresentadas ferramentas e práticas que auxiliem os participantes na condução de suas atividades do dia-a-dia, enquanto membro de equipes multidisciplinares e como geradores de informações que visam apoiar o processo decisório de coordenadores e gerentes.
As principais competências desejáveis para o cargo de analista foram sintetizadas em 6 competências essenciais, sendo elas:
O objetivo desta formação é esclarecer o papel do facilitador e suas implicações práticas na condução de treinamentos e no desenvolvimento de diferentes estratégias, a fim de facilitar o processo ensino-aprendizagem de acordo com o modelo teórico apresentado.
A Ágora Entertraining preocupa-se em desenhar uma experiência completa para sua empresa, viabilizando através de alguns dos diferenciais abaixo a entrega de qualidade, aderente aos resultados esperados:
O conteúdo e metodologia da Formação de Facilitadores, é customizado para a organização, a partir do diagnóstico inicial, sem custo adicional, garantindo aderência às necessidades da empresa, à cultura e aos participantes;
Nossa metodologia possibilita a cocriação, propiciando o empoderamento dos participantes sobre o conteúdo aprendido através da experimentação prática, com o suporte necessário para facilitar treinamentos com qualidade.