Diagnósticos

ASSESSMENTS

Assessment é uma metodologia que avalia e identifica as competências comportamentais, utilizado principalmente por executivos que estão em busca de desenvolvimento. Através dele é possível conhecer e identificar o potencial desses profissionais, gerenciá-lo e propor mudanças necessárias para gerar melhoras no desempenho. Pode ser utilizada como ferramenta para o Plano de Sucessão Individual ou Organizacional, como parte do processo de Coaching ou definição de Plano de Desenvolvimento Individual – PDI.

Nossos profissionais trabalham com as principais ferramentas de assessment disponíveis no mercado, e para cada necessidade recomendamos as ferramentas e abordagens mais adequadas.

A aplicação do Assessment tem como benefícios:

  • Fornecer apoio para o autoconhecimento por meio da compreensão das necessidades individuais;
  • Identificar tendências de comportamentos;
  • Identificar o estilo de liderança;
  • Analisar compatibilidade com o cargo;
  • Apresentar inputs para o desenvolvimento ou para futuras oportunidades.

 

PESQUISAS E LEVANTAMENTOS

Uma pesquisa ou levantamento organizacional é uma ação que permite capturar a essência do momento do negócio através dos feedbacks e informações de seus colaboradores, identificando as tendências da cultura. A escolha do método de pesquisa organizacional é muito importante para ajudar o gestor a tomar decisões mais assertivas, criando uma cultura mais inovadora, com profissionais mais engajados e felizes.

As organizações precisam estar sempre atentas aos indicadores organizacionais, formulando um planejamento específico para a pesquisa e levantamento de informações.

A pesquisa organizacional com foco na experiência visa entender como os profissionais se sentem em relação à empresa. Ela considera todo o ciclo de vida de cada profissional. Conheça alguns modelos de pesquisa:

  • Feedback;
  • Pesquisa de integração;
  • Pesquisa de experiência;
  • Pesquisas de efetividade ;
  • Pesquisa de feedback do gestor;
  • Pesquisa de desenvolvimento;
  • Pesquisas de alinhamento;
  • Entre outros.

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Embasado na teoria de Marston sobre emoções, esta ferramenta demonstra as preferências comportamentais e estilos dominantes, nas quatro dimensões: Dominância, Influência, Estabilidade, Cautela.

Traz a análise diferenciada em perfis natural e adaptado, contemplando estilos comportamentais detalhados, como:

  • reage sob pressão;
  • se relaciona;
  • lidera;
  • ser liderado de forma mais efetiva;
  • toma decisões;
  • se comunica. 

MBTI

A ferramenta MBTI é um instrumento utilizado para favorecer o autoconhecimento, verificação de funcionamento psicológico preferencial e visualização de forças e oportunidades de melhoria.

A metodologia empregada prevê que cada participante acesse, on-line e individualmente, um questionário para definição de seu Tipo Psicológico e receba um relatório também individualizado. Para que as informações e conteúdos referentes ao tipo psicológico possam ser aproveitadas efetivamente, sugere-se devolutivas, neste caso, coletivas.

Benefícios do instrumento:

  • Fornece apoio para o autoconhecimento por meio da compreensão das necessidades individuais;
  • Identifica tendências de comportamentos;
  • Oferece subsídios para lidar efetivamente em situações de stress;
  • Enfatiza o valor da diversidade de características pessoais;
  • Favorece o nível de integração entre as pessoas;
  • Ajuda a identificar características de liderança, comunicação e inovação, e seus impactos nas equipes.

TKI - Gestão de Conflitos

A ferramenta para gestão de conflitos TKI tem sido a líder mundial em avaliar o comportamento de manipulação de conflito há quase quarenta anos. Mais de 7.000.000 de cópias dessa ferramenta de gestão de conflitos foram comprados desde 1974. Este assessment mensura estilos de conflitos e negociações e possibilita identificar e avaliar tendências comportamentais em negociações e em gestão de conflitos interpessoais. É utilizada para orientar o indivíduo a lidar com situações de conflito de forma construtiva.

Benefícios do TKI – Gestão de Conflitos

  • Colabora para mensurar tendências em lidar com conflitos interpessoais;
  • Auxilia a pessoa a se tornar mais ciente das escolhas que ela e outros fazem em situações de conflito;
  • Minimiza atritos no ambiente de trabalho e maximiza a produtividade;
  • Oferece maneiras de manobrar conscientemente situações de conflito para direções construtivas.

 

Aplicações do TKI – Gestão de Conflitos

  • Treinamento gerencial e de supervisão;
  • Treinamento em negociações;
  • Formação de equipes;
  • Gestão de talentos;
  • Intervenção em crises;
  • Formação de líderes;
  • Aconselhamento matrimonial e familiar.

Barrett Personal Values Assessment

Valores refletem o que realmente importa para você. São uma forma rápida de descrever suas motivações. Atuam em conjunto com suas crenças para a tomada de decisão. O Barrett Personal Values Assessment (PVA) é um teste simples, gratuito e rápido que ajuda a explicar por que você faz o que você faz.

Richard Barrett trabalha com autoconhecimento para melhorar a tomada de decisões, assim como evidencia que valores mudam de acordo com as circunstâncias da vida, e podem mudar ao longo do tempo.

Gestão do Tempo - Tríade do Tempo

A metodologia apresenta uma nova estratégia para categorizar as atividades e demandas do dia a dia, a partir de três classificações: importante, urgente e circunstancial.

Segundo a Tríade do Tempo, para que você tenha mais sucesso e bem-estar ao realizar suas atividades, é fundamental se concentrar naquelas que estão categorizadas como importantes, tendo o mínimo possível de outras atividades, sejam circunstanciais ou urgentes.

Christian Barbosa em seu livro “A Tríade do Tempo” detalha a metodologia completa, composta por 5 etapas, que agrupam técnicas específicas e ensinam o que é preciso fazer para se tornar mais produtivo e elevar sua performance pessoal, alcançando novos níveis de excelência, de forma sustentável.

As 5 etapas são:

  • Identidade: nesta etapa é realizada uma autoanálise onde você vai entender melhor seus comportamentos e emoções e como gasta seu tempo.
  • Metas: esta fase é dedicada a traçar o melhor caminho para chegar aos seus objetivos, estabelecendo também uma ordem de prioridades.
  • Planejamento: com as metas definidas este é o momento de traçar um “mapa” para não se perder durante sua jornada em direção aos seus objetivos.
  • Organização: com o planejamento concluído, fica mais simples organizar os recursos que já tem disponíveis e os que precisará para tirar seus planos do papel, partindo para a ação, sustentando prazos e evitando distrações.
  • Execução: todas as etapas anteriores convergem para este momento, onde você finalmente parte para ação e coloca seu plano em prática.

Assessment KOLB de Aprendizagem

O modelo de Kolb, desenvolvido por David Kolb, visa evidenciar os estilos de aprendizagem. É uma ferramenta interessante que pode ser utilizada para identificar as diferentes formas e as estratégias particulares de aprendizagem.

Essa ferramenta pode ser muito útil para os designers instrucionais, professores, facilitadores e palestrantes em suas atividades de ensino e aprendizado.

Quantum Assessment

O Método Quantum foi desenvolvido por meio de pesquisa científica internacional durante a década de 90, e homologado e autorizado a funcionar a partir de 10 de agosto do ano de 2000. Trata-se de um sistema de assessment que pode ser de grande apoio para identificar a exata natureza do potencial pessoal, momento de vida e energia, motivadores, dificuldades e obstáculos, desafios.

O Método Quantum refere-se a uma pesquisa estatística com permanente atualização e grupos-controle, cujos estudos homologados cientificamente desde a década de 90 trazem o DNA de pesquisa acadêmica e científica, na segurança e parâmetros sobre o comportamento e habilidades de indivíduos ou grupo de estudo (acuidade de 98,7%).

Âncoras de Carreira

O “inventário” é baseado na teoria das Âncoras de carreira do Prof. Edgar H. Schein, Ph.D. em psicologia social por Harvard (1996) e professor do MIT, e tem sido extensivamente aplicado em diversas pesquisas, sendo reconhecido como bastante útil para a compreensão das necessidades, valores e capacidades que estão em jogo quando tomamos uma decisão de carreira.

Schein, define âncora de carreira como o conjunto de necessidades e valores que não abrimos mão quando tomamos uma decisão de carreira (por exemplo: mudar ou largar de emprego, aceitar uma promoção, ser transferido para outra área, prestar um concurso etc.)

A identificação da âncora de carreira pode elevar o seu autoconhecimento e permitir compreender a sua motivação e preferência por um tipo de trabalho, profissão, atividades e recompensas que mais valoriza, pois atendem às suas necessidades, valores e capacidades.

A âncora de carreira permite que a organização conheça as suas necessidades e valores, e possa apoiar o seu desenvolvimento na carreira por meio de aconselhamento, desenvolvimento e mobilidade entre áreas.

Forças Pessoais

Embora focada no desenvolvimento profissional, esta ferramenta tem como objetivo a identificação e a tomada de consciência das forças pessoais e virtudes de qualquer pessoa.   

O conhecimento destas características, dos talentos pessoais e dos pontos mais fortes de cada um proporciona confiança e segurança diante dos desafios – sejam eles pessoais ou profissionais – e ajudará a deixar a rotina no trabalho mais leve e agradável, já que o engajamento nas atividades será de forma mais confiante e prazerosa. Junto a isso, soma-se a maior possibilidade do indivíduo sentir-se realizado, tornar-se mais produtivo e atingir melhores resultados. 

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A Pulses é uma plataforma de gestão de pessoas com foco em clima e engajamento através da escuta contínua, movida a dados.

  • Atue nas principais causas do desengajamento;
  • Reduza o turnover voluntário e retenha talentos;
  • Acompanhe indicadores de pessoas em tempo real;
  • Cresça rapidamente com foco nas pessoas;
  • Mensure e acompanhe as mudanças organizacionais e a Cultura Organizacional;
  • Melhora a experiência do colaborador;
  • Construa um RH digital, ágil e analítico;
  • Promova diversidade e inclusão;
  • Desenvolva seus líderes.

Customize e crie pesquisas alinhadas às necessidades da organização.

Conheça alguns modelos de pesquisa:

– Feedback;

– Pesquisa de integração;

– Pesquisa de experiência;

– Pesquisas de efetividade;

– Pesquisa de feedback do gestor;

– Pesquisa de desenvolvimento;

– Pesquisas de alinhamento;

– Entre outros.