Assessment é uma metodologia que avalia e identifica as competências comportamentais, utilizado principalmente por executivos que estão em busca de desenvolvimento. Através dele é possível conhecer e identificar o potencial desses profissionais, gerenciá-lo e propor mudanças necessárias para gerar melhoras no desempenho. Pode ser utilizada como ferramenta para o Plano de Sucessão Individual ou Organizacional, como parte do processo de Coaching ou definição de Plano de Desenvolvimento Individual – PDI.
Nossos profissionais trabalham com as principais ferramentas de assessment disponíveis no mercado, e para cada necessidade recomendamos as ferramentas e abordagens mais adequadas.
A aplicação do Assessment tem como benefícios:
Uma pesquisa ou levantamento organizacional é uma ação que permite capturar a essência do momento do negócio através dos feedbacks e informações de seus colaboradores, identificando as tendências da cultura. A escolha do método de pesquisa organizacional é muito importante para ajudar o gestor a tomar decisões mais assertivas, criando uma cultura mais inovadora, com profissionais mais engajados e felizes.
As organizações precisam estar sempre atentas aos indicadores organizacionais, formulando um planejamento específico para a pesquisa e levantamento de informações.
A pesquisa organizacional com foco na experiência visa entender como os profissionais se sentem em relação à empresa. Ela considera todo o ciclo de vida de cada profissional. Conheça alguns modelos de pesquisa:
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Embasado na teoria de Marston sobre emoções, esta ferramenta demonstra as preferências comportamentais e estilos dominantes, nas quatro dimensões: Dominância, Influência, Estabilidade, Cautela.
Traz a análise diferenciada em perfis natural e adaptado, contemplando estilos comportamentais detalhados, como:
A ferramenta MBTI é um instrumento utilizado para favorecer o autoconhecimento, verificação de funcionamento psicológico preferencial e visualização de forças e oportunidades de melhoria.
A metodologia empregada prevê que cada participante acesse, on-line e individualmente, um questionário para definição de seu Tipo Psicológico e receba um relatório também individualizado. Para que as informações e conteúdos referentes ao tipo psicológico possam ser aproveitadas efetivamente, sugere-se devolutivas, neste caso, coletivas.
Benefícios do instrumento:
A ferramenta para gestão de conflitos TKI tem sido a líder mundial em avaliar o comportamento de manipulação de conflito há quase quarenta anos. Mais de 7.000.000 de cópias dessa ferramenta de gestão de conflitos foram comprados desde 1974. Este assessment mensura estilos de conflitos e negociações e possibilita identificar e avaliar tendências comportamentais em negociações e em gestão de conflitos interpessoais. É utilizada para orientar o indivíduo a lidar com situações de conflito de forma construtiva.
Benefícios do TKI – Gestão de Conflitos
Aplicações do TKI – Gestão de Conflitos
Valores refletem o que realmente importa para você. São uma forma rápida de descrever suas motivações. Atuam em conjunto com suas crenças para a tomada de decisão. O Barrett Personal Values Assessment (PVA) é um teste simples, gratuito e rápido que ajuda a explicar por que você faz o que você faz.
Richard Barrett trabalha com autoconhecimento para melhorar a tomada de decisões, assim como evidencia que valores mudam de acordo com as circunstâncias da vida, e podem mudar ao longo do tempo.
A metodologia apresenta uma nova estratégia para categorizar as atividades e demandas do dia a dia, a partir de três classificações: importante, urgente e circunstancial.
Segundo a Tríade do Tempo, para que você tenha mais sucesso e bem-estar ao realizar suas atividades, é fundamental se concentrar naquelas que estão categorizadas como importantes, tendo o mínimo possível de outras atividades, sejam circunstanciais ou urgentes.
Christian Barbosa em seu livro “A Tríade do Tempo” detalha a metodologia completa, composta por 5 etapas, que agrupam técnicas específicas e ensinam o que é preciso fazer para se tornar mais produtivo e elevar sua performance pessoal, alcançando novos níveis de excelência, de forma sustentável.
As 5 etapas são:
O modelo de Kolb, desenvolvido por David Kolb, visa evidenciar os estilos de aprendizagem. É uma ferramenta interessante que pode ser utilizada para identificar as diferentes formas e as estratégias particulares de aprendizagem.
Essa ferramenta pode ser muito útil para os designers instrucionais, professores, facilitadores e palestrantes em suas atividades de ensino e aprendizado.
O Método Quantum foi desenvolvido por meio de pesquisa científica internacional durante a década de 90, e homologado e autorizado a funcionar a partir de 10 de agosto do ano de 2000. Trata-se de um sistema de assessment que pode ser de grande apoio para identificar a exata natureza do potencial pessoal, momento de vida e energia, motivadores, dificuldades e obstáculos, desafios.
O Método Quantum refere-se a uma pesquisa estatística com permanente atualização e grupos-controle, cujos estudos homologados cientificamente desde a década de 90 trazem o DNA de pesquisa acadêmica e científica, na segurança e parâmetros sobre o comportamento e habilidades de indivíduos ou grupo de estudo (acuidade de 98,7%).
O “inventário” é baseado na teoria das Âncoras de carreira do Prof. Edgar H. Schein, Ph.D. em psicologia social por Harvard (1996) e professor do MIT, e tem sido extensivamente aplicado em diversas pesquisas, sendo reconhecido como bastante útil para a compreensão das necessidades, valores e capacidades que estão em jogo quando tomamos uma decisão de carreira.
Schein, define âncora de carreira como o conjunto de necessidades e valores que não abrimos mão quando tomamos uma decisão de carreira (por exemplo: mudar ou largar de emprego, aceitar uma promoção, ser transferido para outra área, prestar um concurso etc.)
A identificação da âncora de carreira pode elevar o seu autoconhecimento e permitir compreender a sua motivação e preferência por um tipo de trabalho, profissão, atividades e recompensas que mais valoriza, pois atendem às suas necessidades, valores e capacidades.
A âncora de carreira permite que a organização conheça as suas necessidades e valores, e possa apoiar o seu desenvolvimento na carreira por meio de aconselhamento, desenvolvimento e mobilidade entre áreas.
Embora focada no desenvolvimento profissional, esta ferramenta tem como objetivo a identificação e a tomada de consciência das forças pessoais e virtudes de qualquer pessoa.
O conhecimento destas características, dos talentos pessoais e dos pontos mais fortes de cada um proporciona confiança e segurança diante dos desafios – sejam eles pessoais ou profissionais – e ajudará a deixar a rotina no trabalho mais leve e agradável, já que o engajamento nas atividades será de forma mais confiante e prazerosa. Junto a isso, soma-se a maior possibilidade do indivíduo sentir-se realizado, tornar-se mais produtivo e atingir melhores resultados.
A Pulses é uma plataforma de gestão de pessoas com foco em clima e engajamento através da escuta contínua, movida a dados.
Customize e crie pesquisas alinhadas às necessidades da organização.
Conheça alguns modelos de pesquisa:
– Feedback;
– Pesquisa de integração;
– Pesquisa de experiência;
– Pesquisas de efetividade;
– Pesquisa de feedback do gestor;
– Pesquisa de desenvolvimento;
– Pesquisas de alinhamento;
– Entre outros.