Desenvolvimento in Company

PALESTRAS

Acreditamos que a construção do conhecimento pode ser divertida e instrutiva simultaneamente. Pensando nisto, desenvolvemos várias palestras, com temas atuais e inovadores, mas com a utilização de diversos recursos interativos e metodologias ativas de aprendizagem, que têm como grande diferencial a forma de abordar os temas, utilizando-se de recursos diferenciados para gerar o engajamento dos participantes e garantir uma experiência de forma leve e marcante. 

Para garantir que nossos clientes sejam atendidos de forma plena e que o resultado seja surpreendente, contamos com vários recursos e metodologias que transformam as palestras em experiências marcantes. Além do vasto material de estudo que confere muita credibilidade, as palestras podem contar com interações com recursos tecnológicos e audiovisuais, interações em tempo real, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, ludicidade e gamificação, atividades práticas e vivenciais, entre outros.

WEBINARS

Webinars são seminários online em vídeo, gravado (assíncrono) ou ao vivo (síncrono), que geralmente permite a interação da audiência via chat. Considerado um eficiente formato de conteúdo, vem sendo muito utilizado como uma ferramenta rápida e prática de interação, compartilhamento de conteúdo, formação e sensibilização.

É uma ótima forma de engajar colaboradores que dificilmente conseguem alocar grandes espaços de tempo para formações ou palestras, e que ainda possibilita (no caso de webinars gravados) a possibilidade de retornar ao conteúdo abordado (seja ele técnico ou comportamental) cada vez que for necessário. 

WORKSHOPS

Os Workshops (comportamentais ou técnicos) são ideais para empresas que querem trabalhar pontualmente um tema, sensibilizar para o início de uma nova prática ou programa interno, ou ainda formar um programa de desenvolvimento customizado para um público específico. Exemplificamos, abaixo, alguns dos temas trabalhados, mas salientamos que outros temas podem ser discutidos em uma proposta customizada criando maior aderência à cultura organizacional e as demandas levantadas. Recomendamos ainda a aplicação de Assessment como forma de potencializar os resultados dos Workshops.

CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE TEMAS PARA WORSHOPS:

TEAM COACHING

Um time ou equipe, segundo Katzenbach e Smith (1993) é “um pequeno número de pessoas com habilidades complementares que estão comprometidos com um propósito comum, possuem um conjunto de metas de desempenho e uma abordagem onde mantêm a si próprios mutuamente capazes de prestarem conta”. Assim, um time possui a interdependência necessária para que os resultados possam acontecer.

O processo de Team Coaching trabalha, fundamentalmente, com a ampliação da capacidade de eficácia do time em alcançar os resultados propostos pela organização. Como resultado, busca gerar qualidade e performance nos resultados, aumentar a capacidade e relacionamento dos membros do time e impactar no engajamento individual dos seus integrantes, gerando sinergia e conexão com a organização.

TEAM MENTORING

O objetivo do Team Mentoring é explorar e desenvolver as competências essenciais para que os Líderes exerçam plenamente suas funções, e promovam as transformações no seu ambiente de trabalho em um curto espaço de tempo.

Os encontros facilitam a reflexão e compartilhamento das experiências, que impactam no desenvolvimento da liderança e o seu dia a dia, em temas técnicos e comportamentais.

É aplicado por mentor com experiência acadêmica e de mercado, que conduz o mentorado pelos temas identificados em diagnóstico, sustentado nos preceitos da Andragogia, apresentando conceitos a serem explorados e promovendo reflexões sobre as aplicações e relevância deles na rotina profissional.

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Pipeline de Lideranças

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Ao conquistar um novo cargo de liderança, todo profissional precisa mudar a forma de administração do tempo, desenvolver novas habilidades e encontrar um novo significado para o dia a dia – desapegar-se do passado e reinventar-se para o presente. Preparar gestores para enfrentar estes e outros desafios efetivamente se tornou um diferencial competitivo para as organizações;
  • Com base nesses desafios e dificuldades da carreira de um líder, preparamos o Workshop teórico-vivencial: O Pipeline de Liderança, com o objetivo de oferecer um espaço de diálogo significativo, de compartilhamento de experiências e possíveis soluções sobre o desenvolvimento de lideranças estratégicas.

Conteúdo a ser abordado:

  • Apresentação do Modelo do Pipeline de Liderança do Ram Charam;
  • Fundamentos e as três dimensões do Pipeline de Liderança;
  • Compreensão e apropriação do modelo;
  • As 6 passagens de níveis: desafios e oportunidades;
  • Precisamos dialogar sobre sucessão;
  • Planejando a sucessão das lideranças para a perenidade do negócio.

Papéis Organizacionais

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Clarificar junto aos participantes seu papel na organização, considerando o cenário existente e a coerência entre as dimensões que envolvem as competências;
  • Provocar insights para que os participantes percebam as diferenças existentes entre o que fazem hoje, e o papel traçado, bem como, o que gera esta diferença.

Conteúdo a ser abordado:

  • Cenário atual: O que existe na organização que justifica a existência deste papel?
  • O três mundos que envolvem nossos papéis (privado, organizacional e profissional), como identifica-los e separá-los;
  • Papel desempenhado x Papel esperado: compreendendo os gaps.
  • A teoria de papéis e a construção das 5 dimensões neste papel:

              – Como este papel se relaciona?
              – Como alguém neste papel age em relação aos demais?
              – No que este papel fica atento? O que leva em consideração?
              – Quais pensamentos e crenças pela mente neste papel? No que acredita?
              – Com quais sentimentos este papel precisa lidar?

Inteligência Emocional e Autoconhecimento

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Qual a importância de administrar as emoções;
  • O que falta em mim e o que preciso desenvolver emocionalmente para desempenhar meu papel como líder?
  • Fornecer ferramenta prática para os participantes ampliarem suas possibilidades de relacionamento e lidarem com situações delicadas, tornando suas relações mais produtivas.
  • Identificar e lidar com inseguranças e medos;

Conteúdo a ser abordado:

  • Inteligência emocional e as cinco áreas de conhecimento:
    – Autoconhecimento emocional;
    – Controle emocional
    – Automotivação;
    – Saber reconhecer sentimentos e emoções em outras pessoas;
    – Possuir a habilidade de se relacionar com terceiros de forma saudável e equilibrada para ambos.
  • A importância de saber lidar com as emoções e sentimentos próprios e alheios;
  • Aplicando a Inteligência emocional no trabalho.

Planejamento Estratégico

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Fazer uma reflexão sobre o cenário interno e externo;
  • Qual o papel do líder no Planejamento Estratégico;
  • Criar ações estratégicas para cumprir os objetivos do ano;
  • Acompanhamento de indicadores
  • Identificar possibilidades de novos projetos e negócios e ações tangíveis.

Conteúdo a ser abordado:

  • Posicionamento de mercado e objetivos de desempenho;
  • Clientes e personas;
  • Modelo de negócio;
  • Benchmarking;
  • Análise PEST: cenários político, econômico, social e tecnológico;
  • Ameaças e Oportunidades;
  • Forças e Fraquezas;
  • Como criar ações estratégicas;
  • Papel do líder;
  • Alocação de Recursos;
  • Acompanhamento de indicadores.

Tomada de Decisão

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Conscientizar sobre os principais vieses cognitivos que afetam as decisões no ambiente corporativo e o que podemos fazer para evitá-los ou usá-los a nosso favor.
  • Evitar equívocos comuns e vencer barreiras que normalmente interferem nos acordos.
  • Entender as principais estratégias de Influência e como aplicá-las para melhorar o resultado de diferentes tipos de acordos.

Conteúdo a ser abordado:

  • Habilidades e Competências em Tomada de Decisão: Métodos analíticos para tomada de decisão. Intuição e Racionalidade na tomada de decisão. Erros comuns cometidos por profissionais experientes. Avanços recentes na área de comportamento humano e seus impactos nas decisões: os Vieses Cognitivos e Sistemáticos. Emoções na tomada de decisão. Dicas para evitar as armadilhas nas tomadas de decisão.
  • Tomada de Decisão no Ambiente Corporativo e Estratégias de Influência: Com uma base sólida estabelecida, os participantes serão submetidos a condições mais complexas de tomada de decisão, envolvendo emoções, princípios éticos e informação incompleta. Por fim, trabalharemos estratégias específicas para influenciar a decisão da outra parte.

Rituais Contínuos de Liderança

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Ampliar os recursos, estratégias e ferramentas dos gestores em relação ao desenvolvimento e engajamento das suas equipes, visando a alta performance;
  • Conhecer e debater os principais atributos da liderança para promover equipes de alta performance.

Conteúdo a ser abordado:

  • Os 6 fatores de uma equipe eficaz;
  • As 5 disfuncionalidades das equipes (Confiança / Conflito / Comprometimento / Accountability / Resultados Sistêmicos);
  • Modelo ampliado de Liderança – Direção / Alinhamento / Comprometimento / Suporte;
  • Exercícios práticos;
  • Ferramentas para liderança (Check-in e Check-out; tipos e periodicidade de reuniões individuais e em grupo, etc).

Gestão da Rotina e do Tempo

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Instrumentalizar os participantes com ferramentas para:
    – A administração e organização das suas tarefas e da sua rotina e estabelecimento de prioridades;
    – Como dar suporte e orientar seu time quanto às suas rotinas e prioridades.

Conteúdo a ser abordado:

  • Trabalha a Tríade do Tempo (Urgente X Importante X Circunstancial);
  • Autoanálise da rotina;
  • Desperdiçadores de tempo;
  • Definições de prioridades – Check-in / Check-out;
  • Metodologias de Gestão de Tempo;
  • Exercícios práticos.

Excelência no Atendimento (Padrão Disney)

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Ampliar a percepção dos participantes sobre o comportamento dos clientes que buscam o serviço, bem como os aspectos que estão na base das relações, possibilitando encontrar as melhores estratégias de enfrentamento das situações de atendimento, visando a satisfação dos clientes.

Conteúdo a ser abordado:

  • Postura consultiva presencial e online;
  • Reuniões presenciais e online;
  • Abordagem assertiva com o cliente;
  • Fornecer ferramentas práticas para que os participantes compreendam a importância da qualidade do atendimento, o impacto do atendimento no relacionamento interpessoal e na satisfação do cliente;
  • Como criar proximidade com o cliente presencialmente e online.

Gestão de Projetos

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Apresentar ferramentas ágeis que facilitam o planejamento de projetos de qualquer porte ou natureza, e conduzem os participantes à reflexão dos elementos essenciais que compõem um projeto e suas interrelações.
  • Trabalhar a relação entre Gestão de Projetos e o papel do líder.

Conteúdo a ser abordado:

  • Introdução à Gestão de Projetos;
  • As dimensões de um Projeto à luz do PMI;
  • Métodos Ágeis de gestão de projetos;
  • Project Model Canvas;
  • Planos de Projeto;
  • Templates e boas práticas;
  • Introdução ao método SCRUM (opcional);
  • Gestão de Projetos e Liderança: quando e como utilizar;
  • Ferramentas de Gestão de Projetos aplicadas à Liderança.

Feedback e Feedforward

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Instrumentalizar os participantes com técnicas de feedback a partir da compreensão das necessidades humanas e dos acordos de resultados;
  • Desmistificar preconceitos a respeito do feedback e construir junto aos participantes, melhores formas de sua utilização.
  • Contratos, feedback e feedforward: como amarrar os acordos.

Conteúdo a ser abordado:

  • Entendendo o que existe em relação à feedback (crenças, hábitos, objetivos, e ideais);
  • O que é Feedback?
    – Diferenças entre Feedback, Avaliação e Informação
  • Os 4 tipos de Feedback: Insignificante / Destrutivo / Positivo / Construtivo;
  • Estruturas da personalidade, diferenças individuais e impactos na comunicação:
    – Mapa é diferente de território!
    – Estados de Ego (Pai, Adulto, Criança).
  • Como amarrar os contratos de resultados com a prática de feedback;
  • Necessidades humanas:
    – Fomes Psicológicas (Estrutura / Estímulo / Reconhecimento).
  • Como estruturar um roteiro de feedback construtivo, com foco em Feedforward;
  • Plano de Desenvolvimento: do Feedback à ação.

Líder Coaching

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Instrumentalizar os participantes com técnicas de coaching a partir da compreensão de elementos importantes da Andragogia e gatilhos para a mudança;
  • Entender os mecanismos individuais que envolve a mudança;
  • Criar estratégias assertivas para impulsionar a equipe da passividade para a mudança/ desenvolvimento;
  • Aplicar ferramentas de Coaching com sua equipe;
  • Oferecer suporte à equipe para elaboração de um plano de desenvolvimento, com base nas necessidades individuais.

Conteúdo a ser abordado:

  • Curva da Mudança
    – Entendendo as etapas;
    – Impactos no processo de desenvolvimento;
    – Como estimular a equipe para chegar à produtividade.
  • Síndrome da passividade: as três posições comportamentais que impedem a mudança
  • Escada da Qualificação como ferramenta para assessorar o líder a desenvolver, junto ao colaborador, seu PDI
  • Modelo 70:20:10 como ferramenta de aprendizagem
  • Experimentação e treino para utilização das ferramentas.

Gestão da Mudança

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Refletir sobre o momento atual e a necessidade de adaptação às diversas mudanças que estão ocorrendo na organização;
  • Conduzir os profissionais através das etapas da curva de mudança, desde a resistência inicial até o compromisso com o seu sucesso;
  • Gerar mudanças de mindset, comportamentos e recomendações para a realização da transformação cultural e organizacional.

Conteúdo a ser abordado:

  • Mudança no Mundo, Trabalho e Empresa;
  • Dinâmica e Curva da Mudança;
  • Mindset e O que eu ganho com isso?
  • Estratégias e Ações (Impactos, Comunicação e Treinamento);
  • Transformação Cultural e Organizacional.

Comportamentos Produtivos

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Sensibilizar os participantes sobre os circuitos de comportamentos que experimentam em seu dia-a-dia em seus relacionamentos e convidá-los a ampliar os olhares sobre os mesmos, de modo que possam criar relações mais produtivas;
  • Gerar consciência sobre como lidar com comportamentos disfuncionais nas relações de trabalho, explorando as bases inconscientes e os aspectos não percebidos que interferem diretamente na qualidade das relações e, consequentemente, no clima de trabalho

Conteúdo a ser abordado:

  • Como as crenças pessoais são formadas e o impacto nas relações de trabalho;
  • A expressividade e o poder da influência: o que são os circuitos de comportamento e como gerar influência nas relações;
  • Do elixir ao veneno: como dosar os comportamentos para criar relações saudáveis;
  • Jogos Psicológicos: Como identificar e mudar o circuito dos jogos “ocultos” existentes, e tornar as relações mais produtivas;
  • Teste de mudança: Experimentando comportamentos mais saudáveis.

Imunidade à Mudança

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Potencializar o processo de desenvolvimento dos participantes, por meio de uma estrutura poderosa e eficaz, que facilita a tomada de consciência das principais crenças que limitam o alcance dos resultados;
  • Propiciar o desenvolvimento de um plano efetivo para a mudança de atitude.

Conteúdo a ser abordado:

  • Criação de um mapa de imunidade: Quais são as principais crenças que impendem a mudança de acontecer?
    – Metas Estabelecidas para mudança;
    – Atitudes que revelam a não adesão à mudança;
    – Receios e medos existentes por detrás destas atitudes;
    – Compromissos Ocultos;
    – Crenças atuantes;
    – Teste das crenças.
  • Elaboração de planos de ação para o alcance das metas.

Comunicação Não Violenta

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Sensibilizar os participantes em relação as formas possíveis de comunicação, que buscam o desenvolvimento da expressão do que precisa ser dito, sem causar danos às relações;
  • Gerar consciência sobre a forma de enxergar a comunicação considerando das necessidades e pedidos “ocultos” nas relações;
  • Fornecer ferramenta prática para os participantes se comunicarem de forma assertiva, tornando suas relações mais produtivas.

Conteúdo a ser abordado:

  • Posições existenciais: Compreendendo os diferentes estilos comportamentais;
  • Comunicação verbal e não verbal: Quais convites faço em minhas relações?
  • Assertividade na comunicação: O impacto da comunicação nas relações, abordando os 4 passos da comunicação não violenta:
    – Como se expressar com honestidade (considerando: observação, sentimentos, necessidades e pedidos);
    – Como ajudar os outros e ouvir com verdadeira empatia;
    – Compaixão consigo mesmo;
    – Lidar com a Raiva.

Autoconhecimento e Heteropercepção

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Oportunizar um espaço estruturado para o autoconhecimento e percepção ampliada do outro, baseado em conhecimentos técnicos e experimentais;
  • Estimular reflexões acerca de si, sobre o modo de pensar, sentir e atuar em diversas situações, fornecendo base para o entendimento das diferenças de crenças e visão de mundo.

Conteúdo a ser abordado:

  • Devolutiva em grupo: Estruturas da personalidade e diferenças individuais;
    – Estilos e preferências comportamentais: como as pessoas lidam com problemas e desafios, influência, mudanças, regras e procedimentos
    – As diferentes visões do ambiente;
    – Intensidade de perfis: potencializar os diferenciais ou trabalhar nos gaps?
  • Impacto das diferenças individuais nas relações de trabalho:
    – Utilizando as diferenças como potencializador de resultados.

Gestão de Conflitos

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 10 pessoas

Objetivos:

  • Oferecer aos participantes conhecimentos e técnicas essenciais para a administração assertiva dos conflitos, compreendendo os aspectos que interferem diretamente na saúde da relação;
  • Propiciar o autoconhecimento sobre as preferências comportamentais do participante, ao lidar com um conflito.

Conteúdo a ser abordado:

  • Aplicação de teste individual: instrumento de modo de conflito;
  • Discussão sobre o uso situacional do manejo de conflito, buscando a assertividade;
    – Os diferentes perfis: Competitivo, Colaborador, Negociador, Evasivo e Acomodador;
    – Intensidade do perfil: Compreensão de seus impactos nas relações;
    – Identificação do melhor perfil a ser utilizado conforme situação vivenciada;
  • Experimentando novas posições: vivência de cases.

Problem Solving

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 25 pessoas

Objetivos:

  • Apresentar técnicas simples e práticas para geração de ideias para resolução de problemas, considerando os modelos de pensamento convergentes (lógicos) e divergentes (imaginativos).

Conteúdo a ser abordado:

  • Etapas para solução de problemas;
  • Compreendendo os problemas e por quê eles acontecem.
  • Uso de ferramentas da Qualidade como: Ishikawa, 5 Porquês, Matriz GUT;
  • Introdução a abordagem human-centered do Design Thinking como processo para geração de ideias.
  • Aplicação de técnicas como: Duplo Diamante, Jornada do Usuário, Engajamento, Persona, etc;
  • Brainstorming de soluções, Conceito de MVP, Plano de Ação.

Design Thinking

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 25 pessoas

Objetivos:

  • Capacitar os participantes nas principais ferramentas do Design Thinking e provocar insights a respeito da abordagem human-centered do Design Thinking, e como esta mudança de visão pode gerar ideias revolucionárias.

Conteúdo a ser abordado:

  • Introdução ao Design Thinking;
  • Fases do Design Thinking;
  • Ferramentas para IMERSÃO: Enquadramento; Pesquisa Exploratória e Desk; Entrevistas; Cadernos de Sensibilização; Sessões Generativas; Um dia na vida; Sombra;
  • Ferramentas para ANÁLISE E SÍNTESE: Cartões de Insights; Personas; Mapa de Empatia; Jornada do Usuário;
  • Ferramentas para IDEAÇÃO: Brainstorm; Cardápio de Ideias; Matriz de Posicionamento;
  • Ferramentas para PROTOTIPAÇÃO: Protótipo em volume; Role-Playing; protótipo de serviços.

Leitura de Cenário

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 10 pessoas

Objetivos:

  • Facilitar a construção do cenário atual da empresa, pelos participantes, possibilitando a compreensão do mesmo, e implicando-os neste processo;
  • üIdentificar, utilizando a base metodológica da Escada da Qualificação, habilidades e necessidades de desenvolvimento dos participantes para viabilizar mudanças necessárias.

Conteúdo a ser abordado:

  • Construção do Cenário atual junto aos participantes através dos passos (Escada da Qualificação):
    – Identificação do que existe;
    – Qual a importância do que existe;
    – Sua responsabilidade diante deste cenário;
    – Ampliação do olhar sobre as possibilidades existentes para mudanças;
    – Identificação das habilidades e necessidades individuais ou do grupo para realizar a mudança.

Relacionamento Interpessoal

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 10 pessoas

Objetivos:

  • Sensibilizar os participantes sobre os circuitos de comportamentos que experimentam em seu dia-a-dia em seus relacionamentos e convidá-los a ampliar os olhares sobre os mesmos, de modo que possam criar relações mais produtivas;
  • Gerar consciência sobre como lidar com comportamentos disfuncionais nas relações de trabalho, explorando as bases inconscientes e os aspectos não percebidos que interferem diretamente na qualidade das relações e, consequentemente, no clima de trabalho.

Conteúdo a ser abordado:

  • Como as crenças pessoais são formadas e o impacto nas relações de trabalho;
  • A expressividade e o poder da influência: o que são os circuitos de comportamento e como gerar influência nas relações;
  • Do elixir ao veneno: como dosar os comportamentos para criar relações saudáveis;
  • Jogos Psicológicos: Como identificar e mudar o circuito dos jogos “ocultos” existentes, e tornar as relações mais produtivas;
  • Teste de mudança: Experimentando comportamentos mais saudáveis.

Cultura Organizacional e Engajamento

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 10 pessoas

Objetivos:

  • Ampliar a visão dos participantes sobre o fenômeno do engajamento;
  • Conscientizar sobre o papel do líder no impacto e importância para a criação da cultura de engajamento;
  • Discutir os principais fatores que favorecem e dificultam o engajamento na organização.

Conteúdo a ser abordado:

  • Quais os principais sinais de engajamento e desengajamento;
  • Os principais drivers do engajamento;
  • Link do engajamento com o modelo de liderança;
  • Tipos de engajamento.

Propósito Convincente de Equipe

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Oferecer aos participantes as condições e insights para construírem um propósito convincente de equipe e compartilhado entre a equipe, a fim de que um mindset de auto-gestão e crescimento seja ativado pela equipe em suas tarefas, interações, objetivos e resultados;
  • Proporciona a construção de um propósito de equipe que seja intencional para a mesma, sem que corra o risco de se desligar por comportamentos e rotinas desnecessárias que acontecem quando a equipe não esta convencida do seu propósito.

Conteúdo a ser abordado:

  • Aplicação de teste individual: propósito de equipe do modelo Hackman;
  • Discussão sobre os 3 elementos-chave do Propósito de Equipe:
    – Desafiador: o propósito tem potencializado ao máximo os esforços e capacidade de performance da equipe?
    – Claro: será que todos percebem com clareza da importância do propósito da equipe com o seu trabalho?
    – Consequente: quais os impactos e retornos gerados pelo propósito da equipe?
  • Vivência prática: construindo com a equipe o seu propósito de forma intencional, ativa e compartilhada.

Motivação Interna com o Trabalho

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Oferecer aos participantes conhecimentos e técnicas essenciais para desenvolverem uma motivação interna com o seu trabalho, a fim de criarem um alto engajamento e performance com as suas tarefas de trabalho;
  • Propiciar a possibilidade da equipe de redesenhar as tarefas que têm dificuldade de se engajarem, de maneira a transformá-las em tarefas geradoras de auto-motivação.

Conteúdo a ser abordado:

  • Discussão analítica 3 estados psicológicos (Modelo Hackman) necessários para construção de uma motivação interna com o trabalho:
    – Trabalho valoroso: os 3 elementos do perfil da tarefa necessários para que o trabalho seja percebido como valoroso;
    – Responsabilidade com os resultados: desenvolvendo uma autonomia funcional e eficaz com o trabalho;
    – Conhecimento dos resultados: utilizando o feedback como um retorno assertivo e positivo dos resultados gerados pelo trabalho;
  • Vivência prática: aumentando a motivação e engajamento com o trabalho.

Contexto Organizacional de Suporte das Equipes

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Oferecer aos participantes conhecimentos e técnicas essenciais para desenvolverem uma motivação interna com o seu trabalho, a fim de criarem um alto engajamento e performance com as suas tarefas de trabalho.

Conteúdo a ser abordado:

  • Discussão analítica dos 3 sistemas essenciais de suporte organizacional das equipes (Modelo Hackman):
    – Sistema de Reconhecimento: insights e estratégias eficazes de como reconhecer a equipe com foco no seu crescimento;
    – Sistema de Recursos/Informações: insights e estratégias de como prover/garantir os recursos e informações necessárias para equipe;
    – Sistema Educacional: insights e estratégias de como desenvolver ao máximo as competências e pontos-fortes da equipe;
  • Vivência prática: construindo um acordo de engajamento das práticas a serem adotadas pela equipe na ativação de tais sistemas de suporte.

Mindset Ágil na Prática

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Oferecer aos participantes conhecimentos e recursos essenciais para aplicar a metodologia ágil no trabalho de forma simples e funcional, a fim de melhorar os resultados e performance da equipe.

Conteúdo a ser abordado:

  • Discussão analítica os fundamentos e pilares do Mindset/Metodologia Ágil;
  • Entendimento e aplicação do método OKR como ativador de agilidade dos resultados da equipe;
  • Entendimento e aplicação das cerimônias e soluções ágeis no trabalho conforme os objetivos e contextos no trabalho;
  • Entendimento dos papeis e valores de uma equipe ágil;
  • Vivência prática: simulação de uma experiência ágil no trabalho como gerador de performance e engajamento da equipe com o seu trabalho.

Inteligência Emocional da Equipe

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Oferecer aos participantes conhecimentos e recursos essenciais para aplicar a inteligência emocional em equipe e entre equipes.

Conteúdo a ser abordado:

  • Avaliação em grupo da Inteligência Emocional (IE): como estamos e onde queremos chegar;
  • Discussão analítica dos 3 contextos da IE de Equipe:
  • Dentro da equipe: desenvolvendo a IE dentro da equipe;
  • Entre equipes: desenvolvendo a IE entre equipes;
  • Entre stakeholders: desenvolvendo a IE com equipes externas;
  • Vivência prática: aplicando a IE nestes 3 contextos em situações vividas pela equipe.

Relacionamento Entre Perfis Comportamentais DISC (Equipes)

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • A ferramenta de Assessment DISC é uma das mais utilizadas atualmente para fazer mapeamento de perfil comportamental, tanto no contexto organizacional quanto de autodesenvolvimento:
    – Trabalhar o autoconhecimento da equipe através da compreensão dos tipos e características dos perfis comportamentais;
    – Ampliar a visão sobre as diferenças entre os perfis e os conflitos;
    – Ensinar formas práticas de relacionamento entre os perfis, utilizando o que cada perfil tem de melhor.

Conteúdo a ser abordado:

  • As dimensões dos perfis comportamentais DISC;
  • Os tipos de gráficos do perfil;
  • Conhecendo o seu perfil;
  • Aprendendo a identificar o perfil das pessoas com quem se relaciona;
  • As características de comportamento de cada uma das dimensões D, I, S, C (pontos fortes e pontos a desenvolver);
  • As motivações de cada perfil comportamental;
  • Como se comunicar e se relacionar com cada perfil comportamental aproveitando o que cada perfil tem de melhor.

Relacionamento Entre Perfis Comportamentais DISC (Líderes)

Carga Horária: 8 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • A ferramenta de Assessment DISC é uma das mais utilizadas atualmente para fazer mapeamento de perfil comportamental, especialmente no contexto organizacional para: atração, desenvolvimento, gerenciamento e manutenção das equipes:
    – Habilitar os líderes a construírem times de alta performance e promoverem a sinergia na equipe e na organização;
    – Proporcionar ao líder entender e gerir o comportamento de seus liderados;
    – Ampliar a visão sobre as diferenças entre os perfis e os conflitos.

Conteúdo a ser abordado:

  • Utilização estratégica do DISC para liderança: atração, desenvolvimento, gerenciamento e manutenção das equipes;
  • As dimensões dos perfis comportamentais DISC;
  • Os tipos de gráficos do perfil;
  • Conhecer o seu perfil comportamental enquanto líder;
  • As características de comportamento de cada uma das dimensões D, I, S, C (pontos fortes e pontos a desenvolver);
  • Formação de times: mapear e equilibrar os perfis comportamentais na  equipe;
  • Fatores que motivam cada perfil comportamental;
  • Estilo de gestão de cada perfil comportamental;
  • Como se comunicar e se relacionar com cada perfil comportamental aproveitando o que cada perfil tem de melhor.

Forças de Caráter e Relacionamentos Positivos

Carga Horária: 8 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Apresentar os benefícios e inovações da Psicologia Positiva para o Desenvolvimento Humano nas organizações;
  • Ampliar o olhar sobre os ganhos de resultado, engajamento e performance do time quando o foco de desenvolvimento está nas potencialidades humanas, além do gap.
  • Sensibilizar e explorar as Forças de Caráter que cada membro do time já tem para vivenciar os desafios do dia a dia e que, muitas vezes, ficam escondidas.

Conteúdo a ser abordado:

  • A ciência do bem-estar;
  • Forças de Caráter e Psicologia Positiva;
  • O que são e por que trabalhar com Forças de Caráter no time?
  • Origem das Forças de Caráter e comprovação científica;
  • Florescimento das potencialidades humanas – PERMA;
  • Conhecendo e explorando as forças e virtudes;
  • Mapeamento das Forças de Caráter (individual e grupo);
  • Características de Hiperuso e Subuso das Forças de Caráter;
  • Identificando Hiperuso e Subuso das Forças de Caráter;
  • Forças de Caráter Top 5 ;
  • Forças de Assinatura;
  • Estratégias para potencializar as Forças de Caráter no dia a dia;
  • Construindo relacionamentos positivos através das Forças de Caráter.

Descubra Talentos e Desenvolva Pontos Fortes

Carga Horária: 6 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Apresentar os benefícios e inovações da Psicologia Positiva e dos Talentos para o Desenvolvimento Humano;
  • Ampliar o olhar sobre os ganhos de resultado, engajamento e performance do time quando o foco de desenvolvimento está nas potencialidades humanas, além do gap;
  • Sensibilizar e explorar os Talentos Dominantes que cada membro do time já tem para vivenciar os desafios do dia a dia e que, muitas vezes, ficam escondidos.

Conteúdo a ser abordado:

  • O novo cenário no mercado de trabalho;
  • Talentos e Psicologia Positiva;
  • Florescimento das potencialidades humanas – PERMA;
  • Dados sobre o uso dos talentos no mundo – Gallup;
  • O que são e por que trabalhar com Talentos no time?
  • Talentos e temas de talentos;
  • A base dos pontos fortes;
  • Mapeamento de Talentos (individual e grupo);
  • Talentos Dominantes;
  • Estratégias para desenvolver pontos fortes no dia a dia.

Estratégias de Performance de Equipe

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Oferecer aos participantes conhecimentos e técnicas essenciais para desenvolverem estratégias de performance de equipe, a fim de melhorar o engajamento e resultados gerados pela equipe;
  • Propiciar a possibilidade da equipe de identificar as rotinas e comportamentos desnecessários. E a partir desta análise, desenvolver estratégias eficazes de performance de equipe.

Conteúdo a ser abordado:

  • Discussão analítica sobre a importância das estratégias de performance de equipe para o desenvolvimento continuo do engajamento e propósito da equipe;
  •  Mapeamento analítico das rotinas e comportamentos desnecessários da equipe através da técnica dos 3 estados de engajamento da equipe e dos 4 quadrantes do propósito de equipe (Modelo Hackman);
  • Vivência prática: construção de um plano de ação (com um acordo de engajamento) das principais estratégias de performance desenvolvidas pela equipe ao longo do mapeamento analítico.

Segurança Psicológica e Mindset de Crescimento

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Oferecer aos participantes conhecimentos e técnicas essenciais para entendimento da importância da segurança psicológica para construção de um mindset de crescimento no trabalho e nas relações de equipe;
  • Propiciar a possibilidade da equipe de construir um espaço seguro e saudável de confiança no trabalho, de maneira que ações de crescimento sejam desenvolvidas e compartilhadas de forma positiva e sustentável.

Conteúdo a ser abordado:

  • Discussão analítica dos elementos essenciais para construção da segurança psicológica no trabalho como um instrumento de crescimento e bem-estar das relações e resultados da equipe/indivíduo;
  •  Teste em grupo sobre Segurança Psicológica e Mindset de Crescimento;
  •  Processamento estratégico dos resultados do teste;
  • Vivência prática: construindo um acordo psicológico/coletivo para ativação intencional da segurança psicológica e mindset de crescimento no trabalho.

Acordos de Resultados
com AT

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

  • Atividade de pré-work;
  • 01 encontro ao vivo de 4 horas.

Objetivos:

  • Apresentar o quadro teórico-conceitual sobre a teoria do Contrato de Resultados;
  • Os pressupostos fundamentais de um bom contrato;
  • Aprender a adotar o comportamento de contratar resultados em todos os relacionamentos;
  • Como aplicar contratos potentes que criam condições para os resultados acontecerem.

Conteúdo a ser abordado:

  • Criando um ambiente de permissão, proteção e potência para a aplicação de contratos;
  • Desenvolver a habilidade para realizar acordos positivos entre as partes envolvidas no resultado esperado;
  • Aprender a definir papéis e responsabilidades com as partes para potencializar o alcance dos resultados;
  • Contrato de 2, 3 ou mais pontas;
  • Construir o senso de corresponsabilidades com todas as pontas do contrato;
  • Acordar comportamentos produtivos para o bom andamento do processo;
  • Combinar estratégias com as partes para superar os contratos psicológicos;
  • Criar ambiente propício para informar e checar a compreensão e aceitação dos participantes da forma que será utilizado o contrato para alcançar o resultado.

Oratória

Carga Horária: 12 Horas | Participantes: Até 10 pessoas

Objetivos:

  • Oportunizar um espaço de autoconhecimento e de potencialização da expressividade singular de cada participantes, possibilitando a compreensão dos impactos gerados no público, pelos diferentes estilos de expressão
  • Oferecer técnicas de apresentação em público e de enfrentamento da ansiedade. Por meio de exercícios de corpo, voz e estruturação de discurso.

Conteúdo a ser abordado:

  • Expressão corporal: Potencializar a consciência e a expressão corporal a fim de comunicar com gestos e expressões faciais uma mensagem coerente com que expressamos verbalmente.
  • Expressão vocal: Utilizar tom de voz adequado, enfatizando pontos importantes do texto e criando melodias interessantes, a fim de prender a atenção do interlocutor e gerar maior poder de convencimento.
  • Estruturação de roteiro: Organizar as ideias para comunicar a mensagem de forma clara, interessante e coerente, com início, meio e fim.
  • Improviso: Desenvolver a habilidade de improvisar, de forma coerente e segura, gerenciando a ansiedade e a insegurança na exposição ao público.

Ao final, o participante será capaz de:

  • Aprimorar a sua expressão corporal e vocal;
  • Utilizar técnicas eficazes para o controle da ansiedade;
  • Construir roteiros que facilitem a expressão clara e assertiva de suas ideias;
  • Conhecer melhor seus valores e utilizá-los como base de sua expressão singular;
  • Compreender melhor seus medos e inibições;
  • Alcançar melhores resultados em sua comunicação em apresentações, reuniões e nas diversas situações do dia-a-dia.

Integração de Time (Líderes)

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 20 pessoas

Objetivos:

  • Será que existe uma chave para que as pessoas se sintam integradas aos seus times?
  • Nesse workshop os líderes terão acesso aos fatores que geram integração, aprendizado e alta performance dentro dos times, bem como os fatores que geram ansiedade e apatia;
  • Descobrirão como construir um ambiente com relações interpessoais em que as pessoas se sintam seguras para se expressar, interagir e correr riscos em grupo;
  • Aprenderão práticas e estratégias que promovam a integração entre os membros do time.

Conteúdo a ser abordado:

  • Os fatores que geram integração e alta performance em um time: confiança, estrutura e clareza, significado e segurança psicológica;
  • Os 4 aspectos da segurança psicológica;
  • O papel da liderança na construção de segurança psicológica e integração no time;
  • Equilíbrio entre pressão por resultados X segurança psicológica;
  • Como identificar o momento do time: zona de conforto, zona de apatia, zona de ansiedade, zona de aprendizagem;
  • Práticas e comportamentos para criar e nutrir a segurança psicológica no ambiente;
  • Como construir zona de aprendizagem que gera integração e alta performance.

Sales Design

Carga Horária: 4 Horas | Participantes: Até 25 pessoas

Sobre:

  • Os workshops de Sales Design são encontros no modelo “hands-on” que visam aumentar o potencial criativo e de inovação de pessoas, equipes e organizações, pois oferecem técnicas e ferramentas de design e estimulam o desenvolvimento de atitudes para a inovação, estratégia e execução em vendas. 

Experiência de Aprendizagem:

  • Nossa experiência de aprendizagem nos workshops de SALES DESIGN é baseada no aprender compartilhando e aprender
    fazendo. É uma abordagem prática de aprendizagem na qual o participante vivenciará essa tríade:
    – APRENDER (Explicação com facilitador; Estudo de caso; Recursos extras);
    – EXECUTAR (Projeto prático e real; Facilitação e acompanhamento);
    – COMPARTILHAR (Construção coletiva de conhecimento com os colegas e facilitador).

Funil de Vendas

Carga Horária: 6 Horas | Participantes: Até 25 pessoas
1 encontro de 2 horas - Pré work | Participantes: gestores 1 encontro de 4 horas - Workshop | Participantes: equip

Objetivos:

  • Através de um processo colaborativo, com uso de frameworks interativos fazer com que sua equipe estruture o Funil de vendas de forma simples, prática e funcional. Ao final do workshop todos saberão o passo a passo para organizar etapas, canais, indicadores e processos do funil de vendas, para gerar resultados previsíveis e escaláveis. 

Conteúdo a ser abordado:

  • 1. Metas;
  • 2. Etapas de Venda;
  • 3. Taxas de Transição e regras de conversão;
  • 4. Canais de Venda;
  • 5. Estrutura e Previsibilidade de Vendas.

Estruturação Comercial

Carga Horária: 6 Horas | Participantes: Até 25 pessoas

1 encontro de 2 horas - Pré work | Participantes: gestores 1 encontro de 4 horas - Workshop | Participantes: equipe

Objetivos:

  • O principal objetivo é mostrar que um processo comercial não precisa ser complexo e muito menos demorar horas e horas para gerar resultados. Utilizaremos ferramentas de Design Thinking para que todos da equipe entendam seus papéis nas vendas e ao final sua empresa tenha um “mapa” do seu processo comercial, do marketing ao pós venda, das ideias ao resultado. 

Conteúdo a ser abordado:

  • 1. Mapeamento de Estratégias;
  • 2. Geração de Oportunidades;
  • 3. Etapas e processos comerciais;

Prospecção Ativa para
Vendas Consultivas

Carga Horária: 6 Horas | Participantes: Até 25 pessoas

1 encontro de 2 horas - Pré work | Participantes: gestores
1 encontro de 4 horas - Workshop | Participantes: equipe

Objetivos:

  • Estruturar o processo e a cadência de prospecção B2B, identificando clientes em potencial, que se encaixam no perfil e têm melhor chance de concluir uma negociação, aplicando técnicas de qualificação e organizando etapas para auxílio na alimentação do funil de vendas.

Conteúdo a ser abordado:

  • 1. Design de Produto ou Serviço;
  • 2. Segmentação e Perfil do Cliente Ideal;
  • 3. Constrição de Lista;
  • 4. Cadência, abordagem e scripts.

Desenhando a Jornada do Cliente

Carga Horária: 6 Horas | Participantes: Até 25 pessoas

1 encontro de 2 horas - Pré work | Participantes: gestores
1 encontro de 4 horas - Workshop | Participantes: equipe

Objetivos:

  • O workshop de Jornada é utilizado para encontrar os GAPs no processo da venda até a entrega dos produtos / serviços. Entender o universo da equipe, dos clientes e suas necessidades. Mapear possíveis processos, práticas e serviços que possam acelerar o processo de venda e entrega.

Conteúdo a ser abordado:

  • 1. Macroetapas da jornada do cliente;
  • 2. Processo da Jornada Atual;
  • 3. Processo de Melhoria da Jornada;
  • 4. Processo da Jornada Futura.

TRILHA DO TEAM COACHING

EFICÁCIA DO TIME

A título de metodologia, utilizamos como referencial para o trabalho de eficácia do time, os seguintes aspectos identificados por Hackman e associados (2008).

Sob esta perspectiva, o processo de Team Coaching é habilitador para a eficácia de um time, pois possibilita desenvolver as habilidades necessárias nos times para lidar com os resultados esperados.

Este framework será utilizado como base no momento da definição dos times a serem trabalhados.

 

1 – ABERTURA DO PROGRAMA

Na abertura será apresentado o propósito, metodologia, participantes e estrutura do desenvolvimento organizacional pela diretoria, consultoria e RH para clarificar aos envolvidos os principais resultados a serem alcançados, bem como, iniciar o processo de sensibilização para a mudança.

Carga horária: 1h30min

 

2 – TEAM COACHING

Considerando os integrantes o número de encontros de Team Coaching irá varias, e este processo será dedicado ao aprimoramento dos seguintes aspectos:

  • Alinhamento e definição dos papeis e responsabilidades para a gestão apropriada e consciente do processo de mudança ao longo do desenvolvimento organizacional;
  • Identificação dos principais elementos a serem reforçados, eliminados e incluídos na cultura para que o resultado proposto seja possível de ser alcançado;
  • Modelar no time a inclusão e coerência dos aspectos a serem incluídos e eliminados, servindo estes encontros como modelo para o processo de Team Coaching dos gerentes com seu time;
  • Fazer a gestão sistemática do andamento do processo de cascateamento da cultura organizacional.


Carga horária de cada encontro: até 2 horas

 

3 – TEAM COACHING GERENTES E TIMES

Com o time de desenvolvimento montado por cada gerente, o Team Coaching destes times poderá ter os seguintes objetivos:

  • Alinhamento e definição dos papeis e responsabilidades para a gestão apropriada e consciente do processo de mudança ao longo do desenvolvimento organizacional;
  • Disseminar e cascatear os principais aspectos da cultura da empresa;
  • Garantir a compreensão dos principais papeis e responsabilidades dos membros do time para o alcance do resultado organizacional proposto;
  • Lidar e gerenciar as principais barreiras encontradas durante o processo;
  • Assegurar a coerência dos seus membros, enquanto modelos da cultura organizacional


Carga horária de cada encontro: até 2 horas

 

4 – CHECKPOINTS COM DIRETORIA

Considerando que a empresa em sua operação diária está sujeita a demandas não previstas que necessitarão ser consideradas por este trabalho, estarão previstos encontros de até 2 horas com a diretoria e o RH, para discutir o processo em ambiente formal, tomando decisões colegiadas a respeito do andamento do programa, bem como a respeito dos próximos passos a serem seguidos.

Estes encontros poderão acontecer em maior frequência, sendo estas situações alinhadas entre os participantes e a consultoria.

Carga horária de cada encontro: até 2 horas

NOSSA ABORDAGEM

Os temas a serem trabalhados no programa serão definidos em conjunto com o Mentorado, mediante análise de diagnóstico estruturado e poderá aprofundar competências comportamentais e técnicas, conforme sugerido a seguir e/ou a inclusão de novas competências:

Competências Comportamentais

  • Comunicação Assertiva;
  • Feedback;
  • Liderança situacional;
  • Recompensa e Reconhecimento;
  • Gestão de Conflitos;
  • Criatividade e Inovação nas equipes;
  • Gestão de Talentos;
  • Relacionamento Interpessoal.

 

Competências Técnicas

  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento de operações;
  • Gestão do Tempo e da Produtividade;
  • Tomada de Decisão;
  • Medindo os resultados;
  • Excelência no atendimento.