Oito etapas para alcançar todo o potencial da liderança do seu time

 

Quase todas as organizações de sucesso são baseadas em equipes de lideranças competentes e talentosas. Se você deseja obter mais do seu negócio, você precisa obter mais da sua equipe, e isso, consequentemente, significa investir em seus líderes. Aqui estão oito etapas para alcançar todo o potencial das lideranças de seus times:

  1. Comece com as pessoas certas: Certifique-se de contratar e promover os líderes certos. Não tenha pressa e seja paciente ao preencher uma posição de liderança. Quanto melhor for o ajuste, melhor será o desempenho.

  2. Abrace a diversidade: Abrace todos os tipos de estilos de liderança e diversidade de experiências, pensamentos e opiniões. Pessoas diferentes trazem ideias diferentes, e a diversidade é a chave para a criatividade e a inovação! Portanto, certifique-se de dar à sua organização essa vantagem estratégica. Somos naturalmente atraídos por pessoas que pensam como nós, mas uma equipe de pessoas que pensam da mesma maneira é apenas uma câmara de eco. Desafie sua liderança com pessoas que desafiam seu pensamento.

  3. Estabeleça metas inteligentes e alcançáveis: O sucesso começa com metas significativas. Siga os critérios SMART com seus líderes de equipe: trabalhe com eles para definir metas que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e oportunas. As metas devem ser claras e fáceis de entender, com metas de desempenho objetivas.

  4. Confie na sua equipe para ser independente e responsável. Confie em seus líderes para lidar com suas responsabilidades à sua própria maneira – e incentive-os a capacitar seu próprio pessoal com a mesma confiança. Um líder que desenvolve relações de confiança obtém uma equipe que é solidária, colaborativa e positiva. Por outro lado, uma equipe tóxica ou opressora pode prejudicar o desempenho até mesmo do melhor líder

  5. Invista no crescimento profissional de sua equipe. Mostre a sua equipe o quão importante eles são para a organização, investindo em treinamento de liderança e coaching. Um programa de desenvolvimento profissional bem elaborado dará a seus líderes a experiência, o conhecimento e as percepções de que precisam para ter o melhor desempenho possível. Bons líderes estão constantemente trabalhando para melhorar a si mesmos, portanto, alimente esse instinto incentivando o treinamento e o desenvolvimento contínuos. É um investimento relativamente pequeno que pode levar a grandes retornos.

  6. Promova de dentro. Estabelecer uma norma de promoção interna é uma das melhores maneiras de motivar as pessoas e promover um alto nível de desempenho. E vale a pena também de outras maneiras: as pessoas que subiram na hierarquia já conhecem bem a empresa e a cultura. Eles tendem a ser profundamente comprometidos e vê-los progredir inspira outras pessoas.

  7. Reconheça seus melhores líderes. Preste atenção aos líderes em sua organização que estão dando o melhor de si, fazendo a diferença e dando um bom exemplo. Expresse sua apreciação com frequência e recompense-os de maneiras que sejam significativas para eles – não precisa ser monetária.

  8. Liderar de dentro: Se você deseja a melhor equipe de liderança, trabalhe para encontrar e cultivar as pessoas certas e dar a elas o que precisam para ter sucesso.

 

Se você busca possibilidades para o desenvolvimento de lideranças, considere também as soluções da Ágora Entertraining! Possuímos uma série de soluções para o desenvolvimento pessoal, desenvolvimento in-company, Experience & Business Games e workshops cujo objetivo é desenvolver e aprimorar lideranças de qualidade.

Clique aqui e confira mais conteúdos sobre a liderança, gestão, engajamento e outros tópicos essenciais ao dia-a-dia das empresas e profissionais!


Moacir Borba
Consultor da Ágora Entertraining

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

CATEGORIAS

NEWSLETTER ÁE

Quer ficar por dentro dos conteúdos mais atualizados sobre RH, liderança e gestão Assine nossa News e receba os melhores conteúdos GRATUITAMENTE