Nessa época é de suma importância realizar uma reflexão de como foi o ano. Dessa forma, te convidamos a olhar com atenção alguns pontos, sobre como foi sua conduta enquanto líder:
Visão e Prioridades
Na pressão das atividades cotidianas, com frequência os líderes não conseguem comunicar sua visão de forma adequada para a empresa e em particular, não fazem a comunicação de um modo que ajude os colaboradores a determinar onde concentrar os próprios esforços.
■ Com que frequência comunico a visão que tenho dos negócios?
■ Já identifiquei três ou cinco prioridades fundamentais para realizar essa visão e conversei sobre elas?
■ Caso alguém lhes pergunte, seus colaboradores serão capazes de discutir visão e prioridades?
Gestão do Tempo
Os líderes precisam saber como estão usando seu tempo. Também precisam garantir que sua alocação de tempo (assim como a de seus colaboradores) se alinhe com as prioridades principais.
■ Como você está usando seu tempo? Isso se alinha com suas prioridades principais?
■ Como seus colaboradores estão usando seu tempo? Isso se alinha com as prioridades principais do negócio?
Feedback
Muitas vezes os líderes não conseguem orientar os funcionários de modo direto e oportuno. Em vez disso, esperam para dar o feedback na avaliação de fim de ano. Essa abordagem pode levar a surpresas desagradáveis e minar o desenvolvimento profissional eficiente.
■ Você dá feedback direto e oportuno às pessoas para que possam tomar as atitudes cabíveis?
■ Você tem cinco ou seis colaboradores que lhe dirão coisas que talvez você não queira mas precisa ouvir?
Planejando sobre a sucessão
Quando os líderes não conseguem efetivamente planejar sua sucessão, não delegam o suficiente e podem se tornar pontos de gargalo no processo decisório. Haverá funcionários-chave que deixarão a empresa se não forem ativamente preparados e desafiados.
■ Já escolheu, pelo menos na sua opinião, um ou mais sucessores em potencial?
■ Você está orientando e ofertando tarefas desafiadores?
■ Está delegando de forma suficiente? Tornou-se um gargalo no processo de decisão?
Avaliação e alinhamento
O mundo está em constante transformação e os líderes precisam ser capazes de adaptar os negócios de acordo com as mudanças.
■ O modelo de sua empresa ainda está alinhado com os fatores-chave de sucesso do negócio?
■ Se tivesse de planejar seu negócio numa folha em branco, como o planejaria? No que ele seria diferente do desenho atual?
■ Precisa criar uma força-tarefa de subordinados para responder a essas questões e me lhe dar orientações?
Liderar sob pressão
Em épocas de estresse, as ações de um líder são observadas de perto pelos colaboradores e têm um impacto profundo tanto na cultura da empresa quanto no comportamento dos colaboradores. Líderes bem-sucedidos precisam estar atentos a seus próprios gatilhos de estresse e, de maneira consciente, modular seu comportamento durante esses períodos a fim de assegurar de que estão agindo de modo consistente com suas crenças e valores íntimos.
■ Quais os tipos de eventos que criam pressão em você?
■ Como você se comporta sob pressão?
■ Que sinais você envia a seus colaboradores? Esses sinais ajudam, ou estão minando o sucesso do negócio?
Permanecer verdadeiro para si mesmo
Executivos bem-sucedidos desenvolvem um estilo de liderança que se encaixa não só nas necessidades do negócio, como também em sua personalidade e em suas próprias crenças.
■ Seu estilo de liderança é maleável?
■ Você se impõe de forma suficiente, ou se tornou indeciso?
■ Você é politicamente correto demais?
Será que suas preocupações com bônus ou promoções te fazem sair distribuindo socos ou parecer hesitante na hora de expressar suas opiniões? Esses pontos poderão lhe ajudar a planejar um 2017 diferente.