Conscientização para segurança do trabalho e meio ambiente

marca_porto_itapoa_2010

Atualmente a forma de ensinar pessoas necessita de reconstrução. A influência da tecnologia, interatividade e da andragogia são fatores consideráveis para a estruturação dos planos de treinamentos organizacionais. Diante do desafio de tornar os treinamentos mais atrativos, com interatividade constante, e também divertidos, evidenciaremos neste trabalho como a utilização das ferramentas dos jogos podem contribuir no processo de aprendizagem nas organizações.

O departamento de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente em conjunto do departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas levantaram a necessidade de trabalhar o tema segurança com o departamento de manutenção do Porto Itapoá. A ação se fez necessária em função dos acidentes recorrentes na área.

Participamos do workshop de Gamificação com a consultoria Ágora Entertraining, o que nos auxiliou a estruturar treinamentos utilizando as dinâmicas de jogos. Aqui no Porto Itapoá, nosso lema é “fazendo a diferença para sempre fazer melhor”, e com esta inspiração criamos o TPS – Todos pela Segurança. Para o desenvolvimento do projeto, utilizamos duas semanas até chegar no modelo final, desenvolvemos o protótipo, aplicamos em um público que criticaria o material e finalizamos toda a ideia do jogo.

Utilizamos os elementos história, pontuação, ranking e penalidades no jogo. A dinâmica do jogo evidenciava os atos inseguros, dando conteúdo para se trabalhar no fechamento da atividade. A abordagem no final do jogo buscou trazer os colaboradores para a responsabilidade, do cuidado com si próprio e com o outro.

O resultado até o momento foi a diminuição de acidentes na área, e como o início do projeto ainda não completou um ano, nossos indicadores ainda estão sendo monitorados. Porém o projeto foi visto de forma muito positiva entre os participantes.

“A dinâmica desenvolvida foi de grande absorção pela equipe de manutenção, tivemos um retorno positivo por parte da equipe. A dinâmica tem por objetivo fundamentar e convidar os colaboradores para as questões de segurança, por se tratar de uma equipe altamente crítica e competitiva, o jogo conseguiu ativar e trazer a equipe para pensar sobre o assunto, ainda que de forma descontraída e competitiva. Acredito que o jogo TPS é uma excelente ferramenta de conscientização”

Samuel Medeiros da Silva – Supervisor de Manutenção Eletroeletrônica

Talita Kaminski Boddy é Analista de Treinamento e Desenvolvimento do Porto Itapoá, Bacharel em Administração e Especialista em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e está sempre em busca de novas metodologias e ferramentas para aplicar em seus projetos.