Conscientização para segurança do trabalho e meio ambiente

marca_porto_itapoa_2010
Atualmente a forma de ensinar pessoas necessita de reconstrução. A influência da tecnologia, interatividade e da andragogia são fatores consideráveis para a estruturação dos planos de treinamentos organizacionais. Diante do desafio de tornar os treinamentos mais atrativos, com interatividade constante, e também divertidos, evidenciaremos neste trabalho como a utilização das ferramentas dos jogos podem contribuir no processo de aprendizagem nas organizações.
O departamento de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente em conjunto do departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas levantaram a necessidade de trabalhar o tema segurança com o departamento de manutenção do Porto Itapoá. A ação se fez necessária em função dos acidentes recorrentes na área.
Participamos do workshop de Gamificação com a consultoria Ágora Entertraining, o que nos auxiliou a estruturar treinamentos utilizando as dinâmicas de jogos. Aqui no Porto Itapoá, nosso lema é “fazendo a diferença para sempre fazer melhor”, e com esta inspiração criamos o TPS – Todos pela Segurança. Para o desenvolvimento do projeto, utilizamos duas semanas até chegar no modelo final, desenvolvemos o protótipo, aplicamos em um público que criticaria o material e finalizamos toda a ideia do jogo.


Utilizamos os elementos história, pontuação, ranking e penalidades no jogo. A dinâmica do jogo evidenciava os atos inseguros, dando conteúdo para se trabalhar no fechamento da atividade. A abordagem no final do jogo buscou trazer os colaboradores para a responsabilidade, do cuidado com si próprio e com o outro.
O resultado até o momento foi a diminuição de acidentes na área, e como o início do projeto ainda não completou um ano, nossos indicadores ainda estão sendo monitorados. Porém o projeto foi visto de forma muito positiva entre os participantes.

“A dinâmica desenvolvida foi de grande absorção pela equipe de manutenção, tivemos um retorno positivo por parte da equipe. A dinâmica tem por objetivo fundamentar e convidar os colaboradores para as questões de segurança, por se tratar de uma equipe altamente crítica e competitiva, o jogo conseguiu ativar e trazer a equipe para pensar sobre o assunto, ainda que de forma descontraída e competitiva. Acredito que o jogo TPS é uma excelente ferramenta de conscientização”

Samuel Medeiros da Silva – Supervisor de Manutenção Eletroeletrônica

Talita Kaminski Boddy é Analista de Treinamento e Desenvolvimento do Porto Itapoá, Bacharel em Administração e Especialista em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e está sempre em busca de novas metodologias e ferramentas para aplicar em seus projetos.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

CATEGORIAS

NEWSLETTER ÁE

Quer ficar por dentro dos conteúdos mais atualizados sobre RH, liderança e gestão Assine nossa News e receba os melhores conteúdos GRATUITAMENTE