A importância do alinhamento de cultura

A necessidade de compreender as diferenças comportamentais entre indivíduos, grupos, nações e nas organizações, têm despertado estudos sobre a cultura e sobre a importância do alinhamento de cultura.

Neste artigo salientaremos a influência da cultura no comportamento humano dentro das empresas.

 

A influência da cultura organizacional

Ao estudarmos o comportamento organizacional, ou seja, o que as pessoas fazem e o reflexo deste comportamento no resultado das organizações, aprofundamos em três níveis de análise:

  • Microorganizacional, que se refere ao nível individual, o comportamento das pessoas.
  • Mesoorganizacional, relacionado à grupos e equipes.
  • Macroorganizacional, que envolve a compreensão de processos organizacionais, como poder, negociação e controle, estrutura organizacional, cultura, dentre outros (Wagner e Hollenbeck, 2011).

Isso significa que a cultura organizacional é um modo compartilhado de perceber a vida e a participação na organização. Portanto, é o que mantém seus membros unidos e influencia o que pensam sobre si e o trabalho. Dito de outra forma, é um conjunto de normas e valores fundamentais que modelam o comportamento dos colaboradores de uma organização.

A definição clássica (Schein, 1995) e contemporânea (Kets de Vries, 2014) de cultura já nos foram apresentadas no artigo “Os bastidores da Cultura”. Essa definição nos direciona a realizar um sobrevoo na organização, para analisar com estranhamento os diferentes elementos da cultura.

 

Quais são os elementos da cultura?

Os autores já citados apontam elementos como: as cerimônias, os ritos e rituais, histórias, mitos, heróis, símbolos, linguagem como os meios empregados para comunicar a cultura.

Por ser um fenômeno multifacetado, a identificação da cultura exige diversas estratégias de investigação. Portanto, pode ocorrer:

  • Por meio dos instrumentos de medida, como a Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO), já validado no Brasil.
  • Por meio de entrevistas ou atividades em grupo utilizando o modelo de framework da cultura (já apresentado no artigo Os bastidores da Cultura).
  • Além disso, pode ocorrer por meio de observações voltadas para o ambiente organizacional e comportamento dos indivíduos, dentre outros.

Além da compreensão da cultura, sua divulgação é importante pois:

  1. Estabelece as regras básicas para a integração dentro da empresa. Oferece um padrão de relacionamento (interno e externo);
  2. Influencia nos métodos de seleção e socialização e estabelece critérios de desempenho e avanço profissional;
  3. Cria o estilo adequado de relacionamento interpessoal, determinando o ambiente de trabalho;
  4. Influencia o estilo de liderança mais apropriado a aparecer, além de eleger os detentores da cadeira.

 

Portanto, confere Identidade à organização e define os parâmetros de fitting cultural.

Como promover a cultura de uma organização?

Uma das possibilidades que praticamos em nossos trabalhos é o Alinhamento de Cultura. Esta atividade tem o objetivo de criar uma visão compartilhada da realidade entre os diversos níveis hierárquicos da organização. Além disso, tem como entrega a sinergia e consideração dos diferentes níveis para o resultado da empresa, como representado na figura abaixo.

Este alinhamento fornece visão de cenário e perspectiva de futuro entre os líderes da organização. Pois promove o entendimento de quais aspectos são importantes para a cultura da empresa e como cada nível pode contribuir para a sua implementação. Além disso, favorece a compreensão da forma como cada nível hierárquico poderá apoiar e desenvolver os níveis abaixo, em relação a implementação e prática dos valores organizacionais.

O alinhamento de cultura traz uma série de benefícios para a organização e seus colaboradores, dentre eles:

• Atende a necessidade estratégica para o desenvolvimento de talentos adequados às necessidades organizacionais;

• Os participantes assumem responsabilidade, desenvolvendo habilidades para responder adequadamente às situações que vivem diariamente;

• Favorece a efetividade da comunicação entre participantes. Por meio do aprendizado da busca de feedbacks orientados para melhorar o desempenho profissional;

• Fortalece a qualidade do vínculo entre o indivíduo, a organização, seus líderes e liderados;

• Aumenta a motivação, comprometimento e cooperação. E equilibra objetivos e resultados individuais e organizacionais;

• Acelera o processo de aprendizagem dos colaboradores sobre situações que vivenciam e potencializa a tomada de decisão;

• Favorece a compreensão sobre os aspectos fundamentais para o exercício do seu papel na organização;

• Aumenta a competência interpessoal ampliando a compreensão das variáveis presentes nos relacionamentos;

• Além disso, aproxima o gestor da sua equipe.

Esta atividade de alinhamento de cultura tem se tornado uma ferramenta importante para o início de trabalhos com os diferentes níveis da organização. Pois sustenta e dá norte para os programas de desenvolvimento de lideranças e de equipes, favorecendo o alcance dos objetivos organizacionais.

 Quer saber mais sobre cultura e o alinhamento de cultura?

Entre em contato conosco!

Beth Navas

Doutora em Engenharia de Produção. Mestre em Administração. Especialista em Administração de Recursos Humanos e em Avaliação Institucional. Graduação em Psicologia. Sócia da Ágora Entertraining. Realiza trabalhos de Coaching, Treinamento e Desenvolvimento de Equipes e Líderes, Diagnósticos Organizacionais e Estruturação e Mentoring nos Subsistemas de RH.