Dar e receber feedback tem sido considerado uma habilidade essencial para os líderes. As pessoas precisam saber como estão indo, se seu desempenho atende ou não às expectativas e como melhorar. Tradicionalmente, estas informações foram comunicadas sob a forma de feedback pelos líderes.
A Ferramenta feedforward, criada por Marshall Goldsmith, oferece aos indivíduos, equipes e organizações sugestões para o futuro e sobre como alcançar uma mudança positiva em seu comportamento. Em vez de repensar um passado que não pode ser mudado (feedback), o feedforward incentiva a gastar tempo criando um futuro. Esta ferramenta ajuda a se concentrar no futuro e não no passado. Os atletas, por exemplo, são frequentemente treinados usando feedforward, onde são convidados a visualizar a bola entrando no gol, imaginando o chute perfeito.
Marshall Goldsmith observou cerca de 30 mil líderes enquanto realizavam um exercício de fornecer feedfoward, em um primeiro momento, e de receber feedfoward em um segundo momento, ouvindo sugestões voltadas ao futuro, aprendendo ao máximo.
Neste exercício os participantes foram orientados a:
■ Escolher um comportamento que gostariam de mudar.
■ Descrever esse comportamento para os outros.
■ Pedir duas sugestões que poderia ajudar a alcançar uma mudança no comportamento selecionado.
■ Ouvir atentamente as sugestões.
■ Agradecer as sugestões.
■ Perguntar aos outros o que eles gostariam de mudar.
■ Fornecer feedforward – duas sugestões destinadas a ajudá-los a mudar.
■ Dizer: “Por nada”, quando a pessoa agradecia as sugestões.
Quando solicitado que esses participantes descrevessem a experiência, as pessoas usaram palavras como “grande, energizante, útil, divertido”. Poucos pensam o feedback como divertido!
O que acha de utilizar mais feedfoward do que feedback com seus colaboradores? Quando utilizar essa ferramenta, lembre-se de focar em sugestões para o futuro, não criticando ou se atendo ao passado.
Usando feedforward você não só transmite a mensagem certa, como também garante que aqueles que a recebem serão receptivos ao seu conteúdo, abertos à mudança e focados na promessa do futuro, e não nos erros do passado.