A delegação é uma das tantas atividades desenvolvidas pelo gestor na sua rotina diária, de extrema importância, pois proporciona ao gestor tempo para focar-se nos aspectos mais estratégicos de sua função.
A delegação é uma relação ganha-ganha quando bem gerenciada, contudo, não significa que se possa delegar qualquer coisa. Para determinar quando a delegação é apropriada, separamos 5 questões-chave que você precisa perguntar a si mesmo:
1. Existe alguém mais que tenha (ou possa ter) a informação ou expertise necessária para completar a tarefa? Essencialmente esta é uma tarefa que mais alguém pode fazer ou é uma tarefa crítica que somente você pode fazer?
2. A tarefa proporciona a oportunidade de crescimento e desenvolvimento da habilidade de alguma pessoa?
3. Trata-se de uma tarefa que deverá repetir-se, de uma forma semelhante, no futuro?
4. Você tem tempo suficiente para delegar eficientemente esta tarefa? O tempo precisa ser suficiente para um treinamento adequado, para momentos de perguntas e respostas, para oportunidades de checagem do progresso e para retrabalho, caso seja necessário.
5. Esta é uma tarefa que eu deveria delegar? Tarefas críticas para o sucesso a longo prazo (por exemplo, recrutar as pessoas certas para sua equipe) realmente precisam da sua atenção.
Se você responder “SIM” para alguma das perguntas acima, então vale a pena delegar este trabalho.
Além das perguntas acima, é importante se atentar para outros fatores que contribuem para a delegação de uma tarefa, as quais incluem:
1. O Timelines/Deadlines dos projetos.
– Quanto tempo será necessário para realizar o trabalho?
– Existe tempo para refazer o trabalho, se não for feito corretamente na primeira vez?
– Quais serão as consequências do não cumprimento do trabalho no tempo previsto?
2. Suas expectativas ou metas para o projeto ou tarefas, incluem:
– O quanto espera-se que os resultados sejam de alta qualidade?
– Um resultado “adequado” é bom o bastante?
– Uma falha poderia ser crucial?
– Qual seria o impacto de uma falha?
Dito isto, mesmo tendo todas estas condições presentes não há garantia de que a tarefa delegada será completada com êxito. Você também precisa considerar para quem vai delegar a tarefa e como vai fazê-la. A delegação requer planejamento e dedicação, pois alguns aspectos geram insegurança e dificuldades que podem levar à resultados inadequados. Se for realizada de forma planejada e organizada, irá trazer grandes resultados a toda a organização.