O objetivo deste programa é proporcionar aos participantes um espaço reflexivo, de escuta e de troca de experiências, que possibilite desenvolver as competências necessárias para uma Comunicação Interpessoal adequada e uma prática do Feedback Assertivo apoiada nos princípios da Análise Transacional e da CNV – Comunicação Não Violenta.
Um treinamento técnico vivencial que oferecerá uma possibilidade de aprofundar conceitos, ressignificar paradigmas e compreender melhor o complexo fenômeno da Comunicação Humana. Permitirá também desenvolver comportamentos e atitudes adequadas que suportem a aplicação dos conceitos em seu ambiente de trabalho, no exercício cotidiano de oferecer e receber feedbacks.
Com apoio da Análise Transacional e da CNV – Comunicação Não Violenta, esse programa foi desenhado para resgatar o que há de mais genuíno nas pessoas: suas emoções, valores e a capacidade de se expressarem com honestidade, ajudando os outros com real empatia – ou seja, mergulhando nas verdadeiras necessidades do outro e não exclusivamente em suas vontades. Ela envolve, inicialmente, uma mudança de foco: de nossos erros e dos erros do outro, para as necessidades de todos.
Por quê você precisa desse curso?
- Para estabelecer conexões de qualidade entre pares, lideranças e liderados sustentando relacionamentos autênticos e empáticos;
- Para se comunicar com maior clareza e consciência com outras pessoas, diminuindo erros e falhas de comunicação;
- Para mediar conflitos com mais assertividade e eficácia;
- Para oferecer e receber feedbacks assertivos que ofereçam uma real possibilidade de desenvolvimento, mantendo a conexão de qualidade entre as pessoas;
- Para atuar em situações difíceis e conversas desafiadoras, com segurança e equilíbrio emocional.
Com esse curso você irá:
- Ampliar a compreensão sobre o fenômeno da comunicação humana e suas implicações nos resultados do negócio;
- Desenvolver comportamentos adequados para uma comunicação empática e uma prática de feedback assertivo;
- Compreender o fenômeno da percepção humana através dos pressupostos da Análise Transacional e da Comunicação Não Violenta e ser capaz de modelar seu comportamento para aplicação em diversas situações e contextos profissionais e pessoais;
- Ser capaz de oferecer feedbacks assertivos que gerem desenvolvimento e mantém a qualidade dos relacionamentos;
- Desenvolver uma escuta atenta e qualificada melhorando a qualidade dos diálogos;
- Mediar conflitos com maior consciência e leveza;
- Realizar diálogos desafiadores e conversas difíceis com empatia, autenticidade e compaixão;
Conteúdos:
- Contrato de Resultados
- Processos de Inclusão de Grupos
- Elementos básicos da comunicação
- Estados do Ego e Transações
- O Fenômeno da Percepção Humana
- Comunicação Não Violenta: Histórico e Pressuspostos
- Os 4 passos da CNV
- Aplicando os conceitos em um Roteiro de Feedback
- Avaliando Resultados
Programação:
- Momento de estudo pré-work com materiais selecionados;
- 4 encontros em grupo on-line e ao vivo;
- Momentos de estudo individual entre os encontros;
- Materiais pós-work.
Moacir Borba é Psicólogo graduado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC). Pós graduado em Recursos Humanos pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG-FURB). Especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG de Porto Alegre-RS). Cursando atualmente Pós Graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Analista Transacional em processo de certificação pela União Nacional dos Analistas Transacionais (Unat-Brasil). Disseminador da filosofia da Comunicação Não Violenta (CNV). Experiência de mais de 15 anos coordenando programas de desenvolvimento de lideranças e equipes em empresas privadas e públicas em todo o Brasil. Professor do núcleo de gestão empresarial do Senai de Santa Catarina, em cursos técnicos e projetos de treinamentos corporativos. Coautor do livro: Comunicação persuasiva: fazendo a diferença, pela Editora Nova Letra.
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