Sete passos para cuidar da saúde mental de seus colaboradores

Como líderes, queremos o que é melhor para nossos colaboradores, e isso significa cuidar de sua saúde mental – especialmente agora. Separamos sete possibilidades de como tratar o tema dentro de sua empresa e auxiliar você neste momento:

  1. Quebre o silêncio: Os líderes podem mitigar o estigma em torno das questões de saúde mental discutindo-as abertamente, usando os próprios recursos de saúde mental, se necessário, e compartilhando suas histórias. Deixe claro que o local de trabalho é um espaço acolhedor e de apoio.

  2. Mantenha o diálogo aberto: Mantenha os canais de comunicação abertos para discussão, tomando cuidado para não pressionar ninguém a divulgar informações privadas. Trabalhe com Recursos Humanos para identificar problemas e recursos, e compartilhe as informações pessoalmente em uma reunião ou seminário. Deixe que os funcionários vejam o seu compromisso.

  3. Forneça (ou defenda) recursos financeiros para a saúde mental: A melhor coisa que você pode fazer por seus funcionários é ser proativo no atendimento de suas necessidades. Faça tudo ao seu alcance – de preferência por meio do plano de saúde do funcionário – para fornecer serviços de saúde mental acessíveis e baratos, como aconselhamento, terapia e tratamentos para dependências.

  4. Mantenha check-ins regulares: Os melhores líderes ficam no topo das questões importantes, e fazer da saúde mental uma prioridade máxima significa tratá-la como um compromisso contínuo, em vez de algo para verificar sua lista de tarefas pendentes. Comunique-se regularmente sobre saúde mental e certifique-se de que haja canais disponíveis para ajudar as pessoas que estão se sentindo sobrecarregadas.

  5. Fique atento a sinais de que alguém está lutando: Se você está preocupado com um funcionário que está experimentando diminuição da produtividade ou uma mudança marcante na personalidade, marque uma reunião informal. Com discrição, cuidado e compaixão, pergunte como eles estão – no trabalho e em casa. Tanto quanto possível, forneça assistência ajustando cargas de trabalho, adicionando horários flexíveis ou conectando-os aos recursos.

  6. Crie um sistema de suporte virtual: Os melhores líderes criam conexões virtuais para aliviar a sensação de isolamento dos funcionários que trabalham em casa. O senso de comunidade é um componente importante do bem-estar mental e emocional, e a conexão ajuda a reforçar o espírito de pertencimento e apoio mútuo entre os funcionários.

  7. Lidere pelo exemplo: Certifique-se de promover comportamentos saudáveis ​​não apenas com suas palavras, mas também por meio de suas ações. Não diga às pessoas para manterem um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional e, em seguida, permanecer conectado até tarde da noite. Os funcionários esperam que seus líderes definam o tom, então seja o exemplo que você deseja que os outros sigam.

Defender o apoio à saúde mental de seus colaboradores pode parecer uma tarefa intransponível no ambiente de trabalho, mas começa com pequenos passos intencionais de um líder atencioso.

Considerando que passamos metade de nossas horas acordadas trabalhando, não é surpreendente que o trabalho seja um dos fatores mais influentes em nossa saúde mental. Os melhores líderes entendem esse princípio e o abordam com sensibilidade e consideração.

Se você busca soluções eficazes para promover um ambiente empresarial saudável, conheça também nossos workshops e soluções!


Moacir Borba
Consultor da Ágora Entertraining

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

CATEGORIAS

NEWSLETTER ÁE

Quer ficar por dentro dos conteúdos mais atualizados sobre RH, liderança e gestão Assine nossa News e receba os melhores conteúdos GRATUITAMENTE