Supere seus limites com Escape X

cadeado

Você e mais 200 colaboradores estão sentados em um auditório, assistindo a uma palestra do diretor de Operações da sua empresa, que está apresentando os resultados deste trimestre. De repente uma fumaça branca e contínua começa a tomar a ambiente. Cientistas desesperados interrompem a palestra para informar que um teste secreto do governo contra armas químicas acaba de dar errado. Todo o auditório é imediatamente selado e em menos de 15 minutos, todo o ambiente se transforma em uma grande área de contenção. Você se vê em uma equipe, onde algumas pessoas podem estar infectadas com um vírus mortal e outras não. Caso não encontrem a cura em 60 minutos, a contenção não resistirá e tudo estará perdido…

Este é um dos possíveis enredos do Escape-X, uma experiência desenvolvida pela Ágora Entertraining e baseada em Escape Games (Jogos de Fuga), para desafiar equipes a superar os seus limites, e evidenciar as competências necessárias no dia-a- dia empresarial, repleto de pressões por resultados e competição acirrada.

O conceito de Escape Game é uma febre no Japão que se alastrou para Ásia, Europa, América do Norte e chegou ao Brasil em 2014. Há muito tempo conhecido em ambientes virtuais, este estilo de jogo chega agora ao mundo real. No Escape Game os jogadores são inseridos em um ambiente especialmente criado para esta finalidade e imersos em uma história instigante e misteriosa. Na maioria dos jogos, os jogadores são trancados em uma ou mais salas, e para sair devem encontrar pistas, objetos, passagens secretas e decifrar enigmas, dentro de um tempo limite.

O grande propósito do Escape é desafiar seus participantes nos aspectos físicos, mentais e emocionais, trabalhando em grupo em torno de um único objetivo: escapar! Neste tipo de jogo as pessoas são instigadas a pensar fora da caixa, usar o máximo de sua criatividade para resolver problemas de raciocínio lógico e claro, com muito trabalho em equipe. As pistas e enigmas de uma sala de Escape não estão em ordem linear, o que faz com que os jogadores precisem estar atentos a todos os elementos do cenário, afinal, qualquer objeto ou símbolo pode se tornar a resposta de um enigma.

Na Ágora-Entertraining somos grandes fãs da dinâmica desse jogo, todas as competências e comportamentos que ele mobiliza. Então, mergulhamos na construção de um modelo de Escape Game que pudesse ser adaptado ao cenário corporativo, usado em grandes grupos e que trabalhasse competências relevantes ao mundo empresarial, aproveitando o engajamento natural que os enredos e temas proporcionam. Assim chegamos ao nosso Escape X:

“Um Business Game, formatado com a mesma dinâmica de um Escape Game Tradicional, onde um grupo de pessoas precisa resolver uma situação problema dentro de um determinado período de tempo. Os jogadores passarão por uma experiência única e customizada para gerar sensibilização de competências empresariais específicas, tudo isto aliado a uma discussão profunda dos aprendizados e sensações experimentadas. Dentro do Escape X, o participante pode ainda perceber quais comportamentos emergem sob pressão, como ele atua em ambientes e condições não planejadas ou mesmo quais estilos de liderança ou modelos comportamentais afloram dentro de sua equipe. ”

O Escape X utiliza metodologias ativas como storytelling e role-playing, tecnologias mobile, RFID e elementos de gamificação para promover o máximo engajamento dos participantes. Estes detalhes, aliados a dinâmica inovadora, fazem o Escape X ser uma excelente opção quando pensamos em sensibilizar um time para competências essenciais ao trabalho em equipe eficaz. Veja algumas destas competências e possibilidades de aplicação do Escape X:

Como todo trabalho de desenvolvimento da Ágora-Entertraining, temos um olhar atento aos insights e aprendizados que as experiências geram nos participantes. Ao final do Escape X, nossa equipe de facilitadores conduz um processamento das experiências vividas, fazendo com que o grupo reflita e aprofunde os temas abordados e levem estes aprendizados para suas equipes e para o seu dia-a- dia.