O que é Mindfulness?

Mindfulness ou Atenção Plena, é um estado mental que nos permite estar conectados e conscientes do momento presente, atentos ao que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções.

Na rotina do nosso dia a dia, somos bombardeados por informações de todo o tipo, intensamente e muitas vezes parece que a nossa mente tem vida própria e não assumimos a liderança sobre ela. Ligamos nosso piloto automático e executamos grande parte das nossas atividades sem percebê-las. Comemos, trabalhamos, dirigimos, nos relacionamos e temos a sensação de que o tempo passa rápido demais.

Quando praticamos Mindfulness estamos prestando atenção de propósito, no momento presente (aqui, agora) e buscamos não fazer julgamentos. Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou com pensamentos sobre o futuro. A intenção da prática de Mindfulness seria exatamente trazer a atenção plena para a ação no momento atual, de maneira ‘intencional’, significa que o praticante de mindfulness faz a escolha de estar plenamente atento e se esforça para alcançar esta meta.

Uma das atitudes essenciais para a prática é ter a mente de iniciante. É se envolver com algo ou alguém como se fosse à primeira vez. As pessoas que praticam mindfulness trazem esse exercício para as atividades rotineiras, prestando atenção naquilo que estão fazendo, dizendo ou pensando.

Os benefícios da prática

Existem muitos benefícios da prática e já foi comprovado cientificamente, que mindfulness ajuda a combater a ansiedade, depressão, melhora o sono, irritabilidade e o stress. Nossa memória também melhora, assim como nossa criatividade, foco, resistência mental e física aumentam. Além disso, estudos também confirmam que a meditação mindfulness é eficaz na redução do impacto de doenças graves ou terminais como a dor crônica, o câncer e o HIV/AIDS. Nos Estados Unidos a meditação mindfulness também é usada em crianças, principalmente com deficiência de atenção.

Formas de aplicar o Mindfulness na sua vida

Tente levar a consciência do aqui e agora para cada atividade do seu dia. Geralmente fazemos as atividades diárias de forma mecânica, automática e inconsciente. A partir de agora, todas as vezes que você for fazer alguma destas atividades, como: como tomar banho, escovar os dentes, comer, dirigir, lavar a louça, se relacionar, foque e preste atenção no que você está fazendo e experienciando no momento da ação.

mindfulness


Angela Kern é terapeuta, especialista em desenvolvimento de grupos, palestrante, facilitadora de workshops sobre mindfulness e práticas meditativas