Em busca do gene da liderança

gene da liderança-01

Imagine um futuro em que no processo de recrutamento de líderes seja necessário um exame de DNA. É exatamente isso que cientistas da Universidade do Kansas e da Universidade de Singapura estão tentando descobrir: o DNA de um líder!

Um estudo recente descobriu que bons líderes possuem um certo gene em comum. Este gene está relacionado a características de liderança como motivação, impulsividade e autodisciplina. O mais interessante é que esse mesmo gene é mais provável de ser encontrado em adultos que, quando jovens, estiveram envolvidos em pequenos atos ilícitos, como beber antes dos 18 anos, fugir das aulas, e outras “quebras” de regras ou senso comum.
E aqui vai a grande coincidência (ou não): estes comportamentos “ilícitos” já foram evidenciados em estudos anteriores, por estarem presentes na vida adolescente de grandes líderes do mundo atual.
A explicação dos pesquisadores é seguinte: a propensão de quebrar regras enquanto jovem se transforma no futuro em uma grande vontade de mudar o status quo, ou seja, romper com práticas e pensamentos atuais em busca de algo novo, aumentando assim a tendência de pensar fora da caixa e buscar novos conhecimentos e competências. O estudo ainda não é conclusivo, mas é no mínimo interessante e instigador. Quem sabe na sua casa não tem um pequeno “bagunceiro” que vai se tornar um grande líder no futuro?