Descubra o que o Mentoring & Coaching podem fazer por você ou pela sua empresa

Quando o assunto é desenvolvimento profissional e aceleração de carreira, Mentoring e Coaching são termos bastante conhecidos. Embora ambos atuem com foco na capacitação profissional, cada um utiliza abordagens, metodologias e ferramentas próprias para chegarem ao objetivo desejado.

O Coaching é um processo acelerado de alcance dos resultados por meio de reflexões e ferramentas práticas que auxiliam o profissional a ampliar suas percepções do cenário, sua capacidade de análise e tomada de decisão, e, consequentemente, a alcançar suas metas propostas. Este método costuma ser aplicado no desenvolvimento de uma competência específica por vez.

Já o Mentoring é um processo de desenvolvimento, em que um profissional com know-how expõe sua vivência, a qual serve de referência para a tomada de decisão do cliente. O objetivo não é fazer do mesmo jeito e forma, mas compreender os fatores fundamentais implícitos na tomada de decisão do profissional sênior e adaptar à realidade e cultura do cliente. É um grande momento de troca de cases e experiências profissionais.

Tanto o Coaching quanto o Mentoring podem ajudar, e muito, na capacitação pessoal e no crescimento da empresa com foco na geração de resultados.

Saiba mais sobre cada método:

Mentoring

O Mentoring é um processo no qual um profissional experiente (o mentor) é designado para oferecer orientações técnicas e comportamentais, servindo de orientador em alguns processos da organização. O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no seu campo de trabalho, que transmite sua experiência na tentativa de oportunizar uma variedade de pontos de vista. Desta forma, o mentorado pode adaptar e criar a melhor estratégia para resolver suas questões.

O objetivo do Mentoring é favorecer o desenvolvimento do mentorado por meio de técnicas específicas que impulsionem a autonomia. O mentor é um expert em determinado assunto/área e oferece um “cardápio” de opções ao mentorado. A partir de um contato inicial, o mentor pretende favorecer que o mentorado assuma a responsabilidade por suas próprias decisões e desenvolvimento.

Coaching

É um processo de orientação. Um convite para mover-se em direção ao seu objetivo, criando e detalhando alternativas que facilitarão e acelerarão as decisões rumo a realização profissional e pessoal.

O coach orienta o coachee (cliente) a se dedicar e se entusiasmar no cumprimento de seus objetivos. O processo de Coaching favorece/estimula que o coachee obtenha os fatos de si próprio e libere seu potencial, maximizando sua performance. O coach orienta seu cliente a ver sua situação de forma clara para que possa tomar as melhores decisões sobre o que fazer.
O objetivo é favorecer a autonomia. Significa governar a si próprio, determinar seu destino, assumir responsabilidades por ações e sentimentos e desfazer-se de padrões inadequados ou irrelevantes, para viver no aqui e agora.

De acordo com Weiss & Kolberg (2003), a razão de ser do Coaching é a mudança. O Coaching promove transformação e elevação da performance humana, estimulando o potencial de geração de resultados positivos e o contínuo aprimoramento para sustentá-los ao longo do tempo e desafiando tendências comportamentais que nos impedem de progredir na vida pessoal e profissional.
O Life Coaching é um processo que busca levar o cliente (coachee) a descobrir, acessar e desenvolver todo o seu potencial para gerar mais resultados e realizações na área da vida que desejar.
O objetivo do Life Coaching é encorajar o coachee a ir além dos limites que ele mesmo se impôs, para realizar o seu potencial total na vida. Busca-se criar o maior nível de satisfação pessoal possível. Para que a mudança aconteça é necessário pensar, sentir, falar e agir.

Para aproveitar 100% o processo de Coaching e Mentoring é necessário:

  • Acreditar que aprender e se autodesenvolver são prioridades;
  • Identificar os resultados a serem obtidos com o trabalho de Coaching/Mentoring que devem atender suas necessidades particulares como indivíduo e membro de equipe;
  • Ter intenção de mudar seu comportamento, seu pensamento e aumentar sua inteligência emocional;
  • Entender o Coaching/Mentoring como uma parceria e estar preparado para investir tempo, pensamento e esforço na relação;
  • Comprometer-se com o Coaching/Mentoring e manter os encontros, fazer qualquer preparação necessária para cada sessão e seguir adiante por meio dos planos de ação acordados;
  • Estar preparado para conversas corajosas e para o coach desafiar suas ações, atitudes e afetos;
  • Discutir seu relacionamento com o coach, fornecendo feedback sobre o que gosta e não gosta sobre a sua abordagem, e deixar saber se estão sem intenção de experimentar ideias ou identificar alternativas;
  • Estar aberto com o coach, admitir preocupações e medos, com confidencialidade pode ser negociada como apropriada para pontos específicos.

Experiência ÁE

Contando com corpo docente qualificado, profissionais capacitados e experiência em grandes empresas do mercado, oferecemos serviços de Coaching Executivo, Life Coaching e Mentoring para garantir os melhores resultados e a satisfação dos nossos clientes com a conquista dos seus objetivos.

A partir de diálogos e estudos, identificamos qual o método mais indicado para você ou para a sua empresa e elaboramos um trabalho totalmente personalizado e focado nos seus negócios e metas.