Dê à sua equipe um feedback mais eficaz

Uma das melhores maneiras de ajudar os colaboradores a prosperar é fornecer-lhes feedback. Dar feedbacks regularmente sobre o desempenho pessoal, bem como sobre como está contribuindo para o negócio, ajuda a se sentir valorizado. O feedback, quando bem estruturado, fornece orientação, levando as pessoas a se tornarem, ao longo do tempo, mais seguras sobre seu comportamento e mais confiantes em suas competências.

Uma pesquisa realizada pela Gallup descobriu que 67% dos colaboradores cujos gerentes destacavam seus pontos fortes estavam totalmente envolvidos em seu trabalho, em comparação com apenas 31% dos colaboradores cujos gerentes se concentraram em suas fraquezas. A pesquisa realizada pela WorkTrends da IBM com mais de 19.000 trabalhadores em 26 países, entre indústrias e milhares de organizações, revelou que o nível de engajamento dos funcionários que recebem reconhecimento é quase três vezes maior do que o nível de engajamento daqueles que não o fazem.

Há várias formas de tornar o feedback ainda mais poderoso e produtivo. Tente identificar-se com o receptor de feedback e compreender as emoções que ele ou ela podem estar sentindo. De uma maneira direta e honesta, explique a razão para o feedback. Imagine que você está dando a si mesmo o feedback: Como você gostaria de ouvi-lo? Certifique-se de se concentrar no futuro: O que seus colaboradores podem fazer para seguir em frente?

Preste atenção nas suas expressões faciais quando fornecer feedback. É tão importante quanto o que você está dizendo. A pesquisadora Marie Dasborough estudou os efeitos do feedback quando observou dois grupos, um cujos membros receberam feedback negativo acompanhado de sinais emocionais positivos, tais como assentimentos e sorrisos, e outro cujos membros receberam feedback positivo com franzir as sobrancelhas e estreitar os olhos. As pessoas que receberam feedback positivo acompanhado de sinais emocionais negativos relataram um sentimento pior sobre seu desempenho do que os participantes que receberam bom feedback negativo. A entrega de feedback muitas vezes pode ser mais importante do que a própria mensagem.

Como você sabe se está conseguindo dar bons feedbacks? Para obter autoconsciência, solicite ajuda aos outros usando as seguintes estratégias: Pergunte a 10 ou mais pessoas – incluindo colegas de trabalho, amigos e familiares – como você está dando feedback. Peça detalhes e exemplos específicos. Provavelmente você irá para casa com vários pontos de melhoria. Para isso, você pode utilizar o processo de “feedforward” de Marshall Goldsmith, que envolve cinco etapas:

Se você usar essa abordagem, vai obter sugestões concretas para melhorar seu feedback.

Fornecer feedback eficaz é uma habilidade essencial de gestão. Destaque o progresso que sua equipe está fazendo. Pesquisadores como Teresa Amabile e Steven Kramer mostraram que o senso de progresso é o motivador mais poderoso no local de trabalho, ainda mais forte do que o reconhecimento pessoal ou em dinheiro. Incentive as forças das pessoas, fornecendo aos seus colaboradores feedback específico sobre como eles estão ajudando sua equipe ou a organização. E não esqueça de concentrar-se em como você está fornecendo esse feedback. Ao fornecer feedbacks eficazes, você estará ajudando seus colaboradores e sua organização a prosperar.


Traduzido e adaptado de :
https://hbr.org/2016/10/give-your-team-more-effective-positive-feedback