Como trazer sua equipe para a zona de produtividade em tempos de crise

team-pulling-arrow-of-successO ano de 2015 foi de grandes desafios para as empresas. A crise político-econômica, a alta do dólar e a instabilidade vivida no país nos mais diversos segmentos foram sentidas e tiveram reflexos significativos no mercado de trabalho. Adaptando-se a um novo cenário, muitas empresas buscam alternativas para manter seus negócios saudáveis e lucrativos.

Os brasileiros presenciaram na mídia, notícias sobre demissões em massa, cortes de gastos e até mesmo fechamento de unidades. E, embora muitas empresas, mais bem preparadas e bem estruturadas, ultrapassem os momentos de dificuldade no país de forma mais amena, o clima organizacional pode ser afetado pela insegurança e pelas incertezas geradas por influências externas. Por outro lado, existem diversas maneiras de se planejar para enfrentar momentos desafiadores como este.

Para a Ágora-Entertraining o grande desafio de 2016 será manter as equipes alertas, conscientes e produtivas diante das situações que virão. A partir deste olhar, fazem-se necessários os questionamentos: a sua equipe está preparada para os novos desafios? Existe informação e capacitação do pessoal? Os seus colaboradores demonstram motivação?

Este novo ano ainda será de muitos reajustes e continuará desafiador. Entretanto, pode ser uma ótima oportunidade para o desenvolvimento e amadurecimento profissional e retenção dos talentos. Equipes coesas lidam melhor com as incertezas e ansiedades, mas, para isso, precisam estar fortalecidas. Como gerar tal coesão e motivação para lidar com este cenário?

Segundo o Coach e sócio-diretor da Ágora-Entertraining, Renato Ricardino, investir em métodos que fortaleçam as equipes será decisivo neste ano que se inicia. “O ponto inicial é diagnosticar as situações que estão causando estresse ou insegurança nos colaboradores. Saber se estes aspectos são reais ou fantasiosos, pode auxiliar na elaboração de um bom plano de desenvolvimento”.
Existe um ponto essencial a ser considerado quando se vive um momento de tensão ou insegurança: compreender quais as incertezas envolvidas.

Quanto maior o nível de incerteza, maior será o nível de tensão e caos envolvido. Via de regra, existe muita dificuldade em lidar com pontos incertos, e o resultado acaba sendo muito stress, desorganização e uma consequente improdutividade.

Trazer os colaboradores para a produtividade envolve lidar e trabalhar com as incertezas (pois elas existem!), oferecendo informações, ferramentas, métodos e clareza, para que o stress se converta em um estado de alerta consciente. Neste estado de consciência temos capacidade de enxergar possibilidades para lidar com as situações difíceis.

Nosso convite para você neste início de 2016 é, com base no exposto acima, criar um canal de comunicação para conhecer e tratar as incertezas que podem estar contribuindo para a improdutividade nas equipes.

Conte conosco neste desafio de trazer a sua equipe para a zona de produtividade e impulsionar os seus negócios!