Workshop Comportamental

Os Workshops comportamentais são ideais para empresas que querem trabalhar pontualmente um tema, sensibilizar para o início de uma nova prática ou programa interno, ou ainda, formar um programa de desenvolvimento customizado para um público específico. Exemplificamos, abaixo, alguns dos macro temas trabalhados, mas salientamos que outros temas podem ser discutidos em uma proposta customizada criando maior aderência à cultura organizacional e as demandas levantadas. Recomendamos a aplicação de Assessment como forma de potencializar os resultados dos Workshops.

AUTOCONHECIMENTO E HETEROPERCEPÇÃO:
• Estrutura do MAPA de percepção do mundo;
• Posição Existencial – Forma que me enxergo na relação com os outros;
• Estrutura de personalidade como forma de ampliação de consciência sobre comportamento humano nas relações interpessoais.

COMPORTAMENTOS PRODUTIVOS E NÃO PRODUTIVOS
• Exploração e análise dos circuitos de comportamentos produtivos e não-produtivos nas relações pessoais e profissionais;
• Jogos Psicológicos;
• Estudo e aprofundamento do funcionamento do seu circuito de comportamento;
• Elaboração de estratégias para permanecer mais tempo na produtividade.

FEEDBACK E FEEDFORWARD
• Sensibilização e conceitos sobre dar e receber feedback/feedforward;
• Ampliação do tema sob a ótica das fomes psicológicas (Reconhecimento, Estrutura e Estímulo);
• Prática e simulação da estrutura de feedback entre os participantes;
• Criação de planos assertivos de desenvolvimento, como forma de desdobramento do feedback.

NEGOCIAÇÃO
• Conceitos e definições;
• Etapas do processo de negociação;
• Estilos de negociação;
• Sinais não verbais em uma negociação;
• Simulações (negociações filmadas).

LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO
• Workshop específico para levantar necessidades de desenvolvimento da empresa de forma organizada e estratégica, e priorização das demandas;
• Mapeamento de cenário atual;
• Definição do estado desejado;
• Identificação dos gaps e ações necessárias para alcançar o estado desejado.

METODOLOGIA:

São utilizadas ferramentas de Coaching e de análise e gestão de processos, adaptadas conforme
ferramentas já utilizadas pela empresa.

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E NÃO VIOLENTA
• Entendimento das minhas necessidades na relação;
• Observação não avaliativa;
• Demonstração dos sentimentos;
• Estruturação de pedidos assertivos;
• Criação de Rapport.

ESTILOS DE LIDERANÇA E PODER
• Compreensão dos estilos de liderança e poder;
• Avaliação prática do grau de maturidade dos integrantes da equipe;
• Teste de liderança situacional X eficácia da gestão atual;
• Instrumentação sobre grau de maturidade x adaptação do estilo de liderança.

CULTURA ORGANIZACIONAL E PAPÉIS
Utilização de ferramentas de Executive Coaching para identificar e compreender:
• A dinâmica das Pessoas, dos valores e crenças presentes na organização;
• O impacto da estrutura organizacional nos comportamentos observados;
• Entendimento do papel da cultura na reprodução de determinados comportamentos;
• Análise sobre a coerência do papel organizacional nos cinco componentes: forma de sentir, pensar, enxergar a realidade, agir e posicionar-se;

ATENDIMENTO A CLIENTE
• Discussão sobre o impacto do atendimento na construção da imagem mental que o cliente tem da empresa: Momentos da verdade;
• Compreendendo a rede de clientes internos e externos e formas de acesso e satisfação do cliente: Filosofia É Comigo – todos pela mesma causa;
• Identificar as principais barreiras da excelência no atendimento e desenvolver estratégias customizadas de mitigação;

GESTÃO DA MUDANÇA
· Curva da Mudança;
· Conceitos sobre Gestão da Mudança;
· Necessidades individuais e coletivas;
· Técnicas e ferramentas para Gerir a mudança.