Formação de Analistas e Trainees

Este programa tem por objetivo preparar jovens talentos para exercer plenamente a função de analista, em qualquer área da empresa. As 9 competências essenciais do analista foram extraidas de entrevistas com gestores de diversas empresas, e a consolidação desta pesquisa deu origem ao programa. Esta camada da organização suporta as decisões de coordenadores e gerentes, e seu desenvolvimento é essencial para o futuro da organização, pois dela sairão os lideres de amanhã.
O programa de desenvolvimento de Analistas também pode ser parte integrante do programa para Trainees da organização. Neste contexto, pequenas variações do conteúdo preparam o trainee para cargos de liderança e confiança na empresa.
Os participantes são expostos a ferramentas e práticas que o ajudarão na condução de suas atividades diárias,  enquanto membros de equipes multidiscíplinares e como geradores de informações que apóiam o processo decisório de coordenadores e gerentes. As competências foram agrupadas em 5 grandes módulos que se alteram entre temas técnicos e comportamentais, conforme a ilustração.trainees

Metodologia

A Ágora Entertraining instrumentaliza os participantes com ferramentas de cunho técnico e comportamental que se complementam, garantindo uma formação sólida e completa do analista. O método de ensino essencialmente prático e vivencial recria situações reais em sala de aula, propiciando discussões de alto nível, com alto grau de retenção do conteúdo e aprendizado real. Guias práticos de referência, testes e apostilas complementam a sala de aula e acompanham o participante em seu dia a dia. Os módulos do programa são distribuídos no tempo de maneira planejada, gerando uma relação de causa-e-efeito entre as competências trabalhadas, e respeitando o progresso cognitivo dos participantes à medida em que avançam no programa. A complementaridade dos temas técnicos e comportamentais é um dos grandes diferenciais deste programa.

Mentoring

Os encontros de mentoring são realizados in-loco, em duplas ou quartetos. São trabalhados temas como Estratégia, Pessoas, Processos, Tecnologia e desenvolvimento de projetos estruturados cujo objetivo é melhorar a gestão. O mentoring garante a aplicação das técnicas e ferramentas de forma acelerada e assertiva, contribuindo para a fixação de conceitos e aplicação no dia-a-dia da empresa.
O objetivo final do mentoring é gerar RESULTADOS para a empresa e consilidar aprendizado para os participantes. Ao longo do programa, os participantes trabalham em projetos de melhoria para resolver problemas reais da empresa, definidos a priori com a alta liderança, e supervisionados por professores experientes que atuam como consultores nos encontros de mentoring. Ao final do programa, é realizada uma apresentação dos resultados dos projetos e planos de implementação, com a participação da alta liderança.

Gestão de Prioridades
• Liderar com multiplas tarefas e priorizá-as de acordo com a importância, urgência, custo e benefício.
• Estabelecer critérios para avaliação de alternativas, priorizar e sugerir a melhor, para apoiar a decisão de superiores imediatos.

Análise Crítica com foco em Oportunidades
• Ter senso crítico construtivo, voltado à busca de soluções para problemas do dia a dia da empresa.
• Fomentar discussões que agregam valor.
• Buscar oportunidades que simplifiquem o trabalho e reduzam desperdícios.

Visão Integrada
• Entender a empresa como um sistema composto de sub-sistemas de relações de entradas e saídas interligadas.
• Compreender a importância de boas interfaces entre os setores para o resultado da empresa.
• Buscar sempre o ótimo global, ou seja, as soluções de maior impacto para a empresa.

Negociação e Entendimento de conflitos e interesses
• Ter uma percepção ampliada das relações humanas e os convites sutis para os jogos psicológicos.
• Sustentar as relações de forma produtiva compreendendo todos os lados e pontos de vista.
• Buscar novas alternativas em situações de impasse.

Relacionamento com Clientes Internos e Externos
• Entender as particularidades dos clientes internos, e seus impactos nos outros setores.
• Entender as necessidades e grau de satisfação dos clientes internos e externos.
• Socializar de maneira produtiva com o grupo, comemorar as vitórias e levantar a moral quando necessário.

Organização e apresentação de idéias e projetos
• Estruturar o pensamento de forma lógica, adaptada ao público alvo e situações do dia a dia da empresa.
• Analisar e sintetizar grandes volumes de informações para extrair conclusões e pontos relevantes.
• Usar técnicas de apresentação e sustentação de idéias.
• Usar a comunicação falada e escrita de forma assertiva.

Postura Consultiva e Pró-ativa
• Construir argumentos com fatos e dados da realidade.
• Ter a iniciativa de experimentar novas formas de realizar os processos e de se relacionar com as
pessoas.
• Buscar constantemente o autodesenvolvimento.

Defesa de Argumentos
• Usar métodos e estratégias para apresentar e defender idéias e pontos de vista.
• Utilizar argumentos convincentes, considerando os interesses distintos e objetivos empresariais.
• Checar informações e apresentar dados e fatos.
• Ser assertivo na comunicação, mesmo sob pressão.

Inovação no Ambiente Corporativo
• Ter habilidade de identificar oportunidades de melhoria.
• Fazer as coisas rotineiras de maneira mais eficiente.
• Buscar oportunidades de replicar melhorias.
• Propor novos projetos, com claros benefícios financeiros e não-financeiros.
• Compreender o processo de mudança e seus impactos nas pessoas e na organização.