Expressar-se em público pode não ser tarefa fácil para muita gente, muitos preferem estar enterrados a sete palmos do que ter que se expor aos olhares e criticas. É o que concluiu o jornal inglês Sunday Times, no qual falar em público revelou-se o medo número 1 da lista em um levantamento com mais de 3 mil pessoas.
A comunicação é competência essencial no mundo atual, seja na vida profissional ou pessoal, aquele que conseguir influenciar pessoas expressando suas ideias com clareza, coerência e segurança, sairá na frente.
Porém, num mundo bombardeado por estímulos, no qual o tempo é escasso, as informações abundantes e as relações cada vez mais superficiais o papel do comunicador ganha outra dimensão. Seu grande desafio passa a ser o de criar conexão com seu público a fim de proporcionar uma experiência marcante, que valha a pena ser vivida e não seja percebida como perda de tempo.
Essas foram as necessidades que deram razão à existência do programa “Construindo sua marca pessoal”, que tem a proposta inovadora de desenvolver a expressividade respeitando a singularidade de cada participante, compreendendo que a arte da boa comunicação aplica-se a todos os públicos, desde uma conversa na fila do banco até um discurso para 3 mil pessoas. Os princípios básicos são os mesmos e toda conversa é uma oportunidade para criar uma experiência marcante para seu interlocutor, e aquele que não comunicar-se bem para públicos menores, sem dúvidas terá dificuldades com os maiores.
Partindo da premissa que comunicar não é só falar, mas é gerar uma experiência audiovisual engajadora, o curso visa aprimorar a comunicação verbal e não verbal, compreendendo que quanto maior for a coerência entre corpo, voz e palavra, mais potente será a mensagem.
Todo trabalho consiste em trazer à tona e aprimorar a expressão genuína de cada participante, por meio da autoconsciência e compreensão dos impactos que seus comportamentos geram no público.
Seu primeiro módulo “Da oratória à expressividade”, faz uso de técnicas de teatro e de competência comunicativa para trabalhar desde a articulação de ideias e construção de roteiros, até a expressão corporal e facial, além da interpretação vocal e improviso.
Para isso, a identificação e gerenciamento das válvulas de escape da ansiedade são determinantes, pois quanto maior a ansiedade menor a espontaneidade. Seu módulo de continuidade, “Da expressividade ao posicionamento”, tem o objetivo de concretizar a construção da marca pessoal, indo mais fundo no autoconhecimento e na consciência da imagem pessoal. Entre outras estratégias, exercita-se a criação de um discurso de marketing pessoal, a gravação de vídeos e a utilização de novas mídias, possibilitando aos participantes, ainda, uma seção de fotos e a experiência de um discurso de praça.
Desta forma, o programa proporciona a cada participante o desenvolvimento de sua expressividade singular, de acordo com suas necessidades particulares. Por meio do autoconhecimento e do manejo da ansiedade, os participantes potencializam sua autoconfiança, o que reflete no seu posicionamento diante dos variados públicos e impacta na qualidade das relações, gerando ganhos tanto nas relações profissionais quanto pessoais.
Daniel Dalfovo é consultor em desenvolvimento humano na Ágora Entertraining, Psicólogo, Músico e Estudante de teatro, Criador e Facilitador do Programa Construindo sua Marca Pessoal.