Construindo sua marca pessoal: Uma nova forma de desenvolver a competência comunicativa


Expressar-se em público pode não ser tarefa fácil para muita gente, muitos preferem estar enterrados a sete palmos do que ter que se expor aos olhares e criticas. É o que concluiu o jornal inglês Sunday Times, no qual falar em público revelou-se o medo número 1 da lista em um levantamento com mais de 3 mil pessoas.
A comunicação é competência essencial no mundo atual, seja na vida profissional ou pessoal, aquele que conseguir influenciar pessoas expressando suas ideias com clareza, coerência e segurança, sairá na frente.
Porém, num mundo bombardeado por estímulos, no qual o tempo é escasso, as informações abundantes e as relações cada vez mais superficiais o papel do comunicador ganha outra dimensão. Seu grande desafio passa a ser o de criar conexão com seu público a fim de proporcionar uma experiência marcante, que valha a pena ser vivida e não seja percebida como perda de tempo.
Essas foram as necessidades que deram razão à existência do programa “Construindo sua marca pessoal”, que tem a proposta inovadora de desenvolver a expressividade respeitando a singularidade de cada participante, compreendendo que a arte da boa comunicação aplica-se a todos os públicos, desde uma conversa na fila do banco até um discurso para 3 mil pessoas. Os princípios básicos são os mesmos e toda conversa é uma oportunidade para criar uma experiência marcante para seu interlocutor, e aquele que não comunicar-se bem para públicos menores, sem dúvidas terá dificuldades com os maiores.
Partindo da premissa que comunicar não é só falar, mas é gerar uma experiência audiovisual engajadora, o curso visa aprimorar a comunicação verbal e não verbal, compreendendo que quanto maior for a coerência entre corpo, voz e palavra, mais potente será a mensagem.
Todo trabalho consiste em trazer à tona e aprimorar a expressão genuína de cada participante, por meio da autoconsciência e compreensão dos impactos que seus comportamentos geram no público.

Seu primeiro módulo “Da oratória à expressividade”, faz uso de técnicas de teatro e de competência comunicativa para trabalhar desde a articulação de ideias e construção de roteiros, até a expressão corporal e facial, além da interpretação vocal e improviso.
Para isso, a identificação e gerenciamento das válvulas de escape da ansiedade são determinantes, pois quanto maior a ansiedade menor a espontaneidade. Seu módulo de continuidade, “Da expressividade ao posicionamento”, tem o objetivo de concretizar a construção da marca pessoal, indo mais fundo no autoconhecimento e na consciência da imagem pessoal. Entre outras estratégias, exercita-se a criação de um discurso de marketing pessoal, a gravação de vídeos e a utilização de novas mídias, possibilitando aos participantes, ainda, uma seção de fotos e a experiência de um discurso de praça.
Desta forma, o programa proporciona a cada participante o desenvolvimento de sua expressividade singular, de acordo com suas necessidades particulares. Por meio do autoconhecimento e do manejo da ansiedade, os participantes potencializam sua autoconfiança, o que reflete no seu posicionamento diante dos variados públicos e impacta na qualidade das relações, gerando ganhos tanto nas relações profissionais quanto pessoais.
 
Daniel Dalfovo é consultor em desenvolvimento humano na Ágora Entertraining, Psicólogo, Músico e Estudante de teatro, Criador e Facilitador do Programa Construindo sua Marca Pessoal.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

CATEGORIAS

NEWSLETTER ÁE

Quer ficar por dentro dos conteúdos mais atualizados sobre RH, liderança e gestão Assine nossa News e receba os melhores conteúdos GRATUITAMENTE