Estamos acompanhando as discussões sobre o coronavírus (Covid-19), e temos visto que muitas empresas têm buscado soluções práticas para minimizar os impactos.
Dado a importância do tema, selecionamos recomendações pontuais que podem ser implementadas e/ou adaptadas de acordo com sua realidade.
- Ofereça informações de fontes oficiais, como Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais, com o objetivo de munir os colaboradores com dados fidedignos gerando um estado de alerta consciente.
- Utilize comunicação clara e objetiva para amenizar a incerteza.
- Dê atenção as necessidades dos funcionários, por meio de um comitê de acolhimento, discussão e apoio, que dialogue com todos os setores da empresa.
- Fique atento a urgência de viagens dos colaboradores nesse período e, se possível, busque alternativas como reuniões por videoconferências. Caso haja a exigência de encontros presenciais, preze por um número reduzido de participantes.
- Facilite o trabalho remoto e estabeleça como ele funcionará, incluindo recomendações de segurança dos dados.
- Flexibilize os horários de trabalho, para evitar que os colaboradores utilizem transporte público em horários de pico.
- Monitore e faça previsão dos negócios, implementando ciclos rápidos de relatórios. Verifique onde a mitigação é necessária, e com que rapidez as operações se recuperam.
- Reforce a higienização nas áreas comuns e no local de trabalho: maçanetas, botões e utensílios disponibilizados aos colaboradores devem estar sempre limpos. O uso de álcool gel deve ser incentivado e estar distribuídos em locais de circulação.
- Estimule medidas preventivas e hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios físicos, mantendo o equilíbrio da saúde.
- Seja parte da solução. Ofereça apoio aos clientes, parceiros, colaboradores, comunidade e governo local. Reflita: como sua empresa pode contribuir? Siga seu propósito.
Além do que foi apontado, vale lembrar que a resiliência é ponto principal para gestão de desafios imprevisíveis. A resiliência é a habilidade de sobreviver a ambientes mutáveis e potencialmente desfavoráveis.
Pesquisas sobre sistemas resilientes mostram que é necessário:
- Estimular a diversidade de ideias, a fim de aprimorar o desenvolvimento de soluções;
- Buscar melhoria constante à luz de novas oportunidades ou problemas (evolvabilidade) e;
- Ser prudente e avaliar os cenários buscando desenvolver estratégias de contingência.
FIQUE POR DENTRO: O ministério da saúde criou a plataforma IVS, a qual permite o acompanhamento em tempo real do panorama nacional do coronavirus, para favorecer a transparência na comunicação e o combate as notícias falsas (Acesse a plataforma: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/).
Para mais informações, leia o artigo que escrevemos sobre “Como as empresas tornam suas equipes produtivas em tempos de crise”.
Além disso, leia o artigo da Harvard Business Review publicado no dia 3 de março de 2020 sobre Como conduzir a empresa frente à crise do Coronavírus.