A gestão da carreira é do próprio colaborador, porém com estas 4 ações o gestor poderá contribuir e muito para o desenvolvimento de seu colaborador:
1. A entrevista
O processo de carreira começa pela entrevista, cuide do ambiente onde será realizado o processo. Lembre-se: o candidato também avalia a empresa e a sua postura. Como gestor, tente investigar como o candidato lidou com situações difíceis e, ao perceber que ele poderá ser um talento, automaticamente comece a fazer sua venda como gestor e a vender a empresa. Em seguida, compartilhe suas histórias sobre como ajudou seus colaboradores a conseguirem realizar seus objetivos, como os auxiliou a crescerem na carreira que desejavam. Caso você não tenha uma história como gerente, que tal refletir e começar a construir isso, hein?
2. O estabelecimento de contratos
Uma vez que o colaborador foi contratado, é hora de recebê-lo. Cuide de sua integração, sentir-se incluso e bem quisto pela equipe ajuda a promover o sentimento de pertença. Esta atitude faz com que o novo colaborador passe a compreender um pouco mais sobre a cultura da empresa e o seu modo de atuar como gestor. Este primeiro momento é perfeito para definir os objetivos e firmar o contrato da relação. Explique como as coisas funcionam e descreva ao colaborador o que precisa ser feito a fim de ser bem-sucedido no cargo, ressaltando como isso vai ser bom para a sua carreira. Este alinhamento já poderá ser o primeiro plano de desenvolvimento individual (PDI), clarificando até onde ele poderá chegar dentro desta empresa.
3. Acompanhar o desempenho
Estar atento as reais necessidades dos colaboradores colabora para melhorar o desempenho de sua equipe. Faça conversas individuais, explore e instigue que peçam ajuda quando estiverem com dificuldades. Alinhe quais são as prioridades. Ser um bom gestor vai requerer que por diversas vezes você pare para orientar a sua equipe. Procure compreender como está a relação com os demais colegas e com a família, esses são dados importantes que podem interferir no bom desempenho. Crie indicadores, isso facilitará a compreensão do que exatamente precisa melhorar.
4. Abertura para conversas
Oferecer feedbacks tanto para ajustar quanto para parabenizar deverá ser uma prática constante e de preferência logo após o fato ter ocorrido. Esteja aberto para analisar e alinhar as rotas do que foi planejado. Auxilie o colaborador em como poderá ser um profissional melhor. Não tenha medo de conversar sobre a carreira, mesmo que este profissional opte por continuar sua carreira fora da empresa. Ter uma relação aberta e de confiança com os colaboradores aumenta o nível de retenção. Tente abster-se de rótulos e foque em fatos e dados, fazendo com que o colaborador se empodere da responsabilidade de seus atos e, consequentemente, de sua carreira. Permanecendo ou não na empresa, tenha certeza que você contribuiu para o crescimento de um profissional! E isto é muito gratificante para um gestor.